UFSC Blumenau promove atividades no “Dia pela Paz nas Escolas” nesta sexta

25/04/2023 13:45

Nesta sexta-feira, 28 de abril, Dia Mundial da Educação, as Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina se unem contra a cultura da violência e promovem atividades no Dia pela Paz nas Escolas. Participam da ação a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

Neste dia, toda a comunidade acadêmica da UFSC Blumenau é convidada a vestir-se de branco, como um ato simbólico de reflexão e união. Como forma de homenagear as vítimas de violência nas instituições de ensino, às 9h, será realizado um minuto de silêncio em toda a UFSC Blumenau. O início e o término da homenagem será sinalizado por um apito em todos os blocos do campus.

A partir das 10h, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira, será realizado o evento Círculo de Construção da Paz (baseado na Justiça Restaurativa). Essa atividade será promovida pelo Instituto Reumanizar, na qual serão abordados os temas de luto coletivo e fortalecimento emocional.

Já às 18h30, também no Auditório, acontece a Roda de Escuta e Acolhimento, promovida pelo Instituto Reumanizar. Nesse momento as pessoas poderão falar sobre seus sentimentos e angústias, mediados por facilitadores que estimularão o exercício da escuta empática.

“Instituições de ensino são locais de aprendizagem, cultura, troca de conhecimento e crescimento pessoal. Não devem, de forma alguma, ser palco de atos violentos. Esperamos a participação de toda a comunidade acadêmica nessas ações do dia 28 a fim de clamar por uma cultura da paz nos ambientes escolares”, afirma o diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres.

Tags: Dia pela Paz nas Escolas