Vestibular da UFSC tem 174 vagas remanescentes para o Campus Blumenau

14/04/2023 12:36

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições nesta sexta-feira, 14 de abril, para o Vestibular de vagas remanescentes, para ingresso no segundo semestre de 2023. Para o Campus Blumenau, estão sendo ofertadas 174 vagas em cinco cursos de graduação gratuitos. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, exclusivamente pelo site remanescentes2023.ufsc.br.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFSC, metade das vagas ofertadas são reservadas para pessoas que tenham cursado o Ensino Médio todo em escola pública. Dentro desse quantitativo ainda há reserva para integrantes de família de baixa renda; para pretos, pardos e indígenas; e também para pessoas com deficiência.

Para se inscrever, é necessário ter o Ensino Médio completo ou previsão de conclusão até a data da matrícula. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 100, mas candidatos integrantes de família de baixa renda e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública, podem solicitar a isenção dessa taxa até o dia 28 de abril.

A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova, a ser realizada no dia 18 de junho, das 14h às 19h. Ela será composta por 40 questões e uma redação. No dia da prova, o candidato deverá apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Caso o candidato não apresente o comprovante, deverá obrigatoriamente apresentar teste negativo para Covid-19, com laudo nominal, realizado até 72 horas anteriores ao dia da prova.

Após a divulgação do resultado, é publicada uma portaria com todas as orientações e datas para matrícula. As aulas dos candidatos aprovados iniciam em 7 de agosto.

Confira abaixo a lista dos cursos ofertados na UFSC Blumenau:

• Bacharelado em Química (vespertino/noturno) - 37 vagas
  • Engenharia de Controle e Automação (integral) - 26 vagas
  • Engenharia de Materiais (integral) - 44 vagas
  • Engenharia Têxtil (matutino) - 34 vagas
  • Licenciatura em Matemática (noturno) - 33 vagas

Para mais informações, acesse o site remanescentes2023.ufsc.br.

Vagas para refugiados

Além das vagas remanescentes para o público geral, a UFSC também lançou um edital com vagas reservadas para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadores de visto humanitário. Para este processo seletivo, não há cobrança de taxa de inscrição. Para o Campus Blumenau, estão sendo ofertadas cinco vagas, uma para cada curso de graduação. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova, que também será realizada no dia 18 de junho. Para mais informações, acesse refugiados2023.ufsc.br.

A Coperve disponibiliza o telefone do plantão (48) 3721-9951 e o e-mail para esclarecer dúvidas dos candidatos.

Tags: inscrições abertasvagas remanescentesVestibular