UFSC Blumenau realiza audiência pública interna nesta quinta sobre novos cursos

11/04/2023 14:21

Nesta quinta-feira, dia 13 de abril, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma audiência pública interna, direcionada a estudantes e servidores, para apresentar o resultado da chamada sobre a criação de novos cursos. O evento acontece a partir das 16h no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira.

O processo de criação e autorização de novos cursos na UFSC é composto por várias etapas. A primeira delas é a elaboração de um Projeto Pedagógico por uma comissão. A proposta recebe contribuições dos Departamentos de Ensino que ofertariam disciplinas para o novo curso e depois é analisada pelo Conselho da Unidade. O Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) analisa as questões legais e encaminha para a Câmara de Graduação. Só então o projeto passa pelo processo de autorização junto ao Ministério da Educação (MEC), que será responsável também por garantir a infraestrutura física, de orçamento e de pessoal para início da oferta do curso, se for o caso.

O formulário para envio de propostas foi aberto no dia 20 de março e recebeu mais de 600 respostas com sugestões de oferta de cursos em diversas áreas. Durante a audiência, a comunidade acadêmica terá espaço de fala, onde poderão tirar suas dúvidas sobre o processo de criação de novos cursos e também fazer sugestões verbalmente. “Esse é o início do processo. O resultado desta chamada pública é um retrato do que a comunidade interna enxerga como possibilidades de novos cursos para uma futura expansão do nosso campus, ou seja, o que nós vemos como possível de ser oferecido para a comunidade”, relata o diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres.

No mês de maio, em data ainda a ser definida, será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau, para apresentar o resultado da consulta interna e ouvir as demandas da comunidade regional. Além disso, está prevista também a aplicação de uma pesquisa na região do Vale do Itajaí para saber o que a comunidade espera da UFSC em Blumenau.

Tags: audiência públicanovos cursos