Formaturas do semestre 2022.2 lotaram auditório no último sábado

27/03/2023 15:34

Familiares e amigos lotaram o Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira no último sábado, dia 25 de março, para acompanharem as formaturas do semestre 2022.2 dos cursos de graduação do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao todo, 49 formandos participaram das cerimônias, que também foram transmitidas ao vivo pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube.

As formaturas contaram com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres. Às 15h, foi realizada a formatura dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais. Já às 19h, foi a vez dos cursos de Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

O diretor Adriano Péres lembrou dos desafios da implantação do campus, ressaltou a qualidade dos cursos ofertados e disse estar alegre com o reconhecimento dos estudantes sobre a excelência do corpo docente e técnico do campus. Adriano lembrou ainda do aniversário do campus, comemorado no dia 17 de março, e falou sobre os planos para o futuro. “Ao completar 9 anos, estamos prontos para os novos desafios, que são a aquisição de uma sede própria, a criação de novos cursos e a consolidação da UFSC em Blumenau”, disse.

Irineu Manoel de Souza reforçou que sua gestão multicampi, iniciada há oito meses, está comprometida com os desafios enfrentados pelo Campus Blumenau. O reitor ainda parabenizou o campus pelos 9 anos e os formandos pela conquista. “As universidades públicas são, sem dúvida, o maior patrimônio do povo brasileiro. São elas as principais responsáveis pela formação dos mais diversos quadros técnicos e científicos que alimentam os setores da nossa sociedade. São as universidades públicas as principais responsáveis pela geração de conhecimento que contribuem para a inovação e o desenvolvimento regional, nacional e internacional. A UFSC faz parte da vida de vocês. É fundamental vocês divulgarem o potencial do Campus de Blumenau e da UFSC e defenderem a importância da universidade pública para o nosso país”, finalizou o reitor.

A formanda Rafaela dos Reis Rocho era a única mulher entre os formandos do curso de Engenharia de Controle e Automação. Ela iniciou o curso em 2017.1, quando tinha apenas 17 anos. Natural de Santa Rosa do Sul (SC), ela deixou a família e o namorado para vir morar sozinha em Blumenau. “Foi bastante desafiador. Na época eu fui chamada aqui e depois também para o curso de Florianópolis, mas optei por ficar na UFSC Blumenau e não me arrependo. Foi muito bom estudar aqui!”, disse. Rafaela trabalha atualmente na WEG, em Jaraguá do Sul, onde iniciou como estagiária e, após a conclusão do curso, foi efetivada como engenheira.

A mãe do formando Leonardo Melo Medeiros Rutssats era só orgulho. E não é pra menos: agora ela tem um filho formado em Engenharia Têxtil pela UFSC. Com ingresso em 2017.2, Leonardo conciliou, durante boa parte do curso, os estudos com um estágio não obrigatório na Biblioteca. Natural de Guarulhos (SP), ele já era acostumado a morar sozinho desde os 15 anos, mas nunca longe da família. “Não foi fácil, mas eu sempre tive muito foco do que eu tinha escolhido”, conta.

Assim como a Rafaela, Leonardo também iniciou na empresa CTM Fios como estagiário, e assim que concluiu o curso, foi efetivado. Ele conta que está acumulando a experiência que deseja passar para seus alunos no futuro. “Pretendo fazer mestrado e doutorado para dar aulas um dia, mas não tenho pressa. Quero primeiro adquirir bastante experiência na área para poder passar, além do conhecimento técnico, essa experiência prática para os alunos”, conclui.

As formaturas do semestre 2023.1 estão previstas para serem realizadas no dia 23 de setembro.

Confira abaixo mais registros das cerimônias:

Tags: colação de grauformaturaformatura presencial