UFSC lança prêmio Mulheres na Ciência e editais de apoio e incentivo à pesquisa

14/02/2023 13:15

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgaram, nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, três editais para incentivo a pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras.

Dos três, dois incentivam diretamente a visibilidade das mulheres na área. Os editais são:  o Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência; Apoio à captação de financiamento para projetos de pesquisa liderados por mulheres, e o Programa Institucional de Incentivo à Orientação de Estudantes em Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência é destinado às mulheres pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico.  Mulheres na Ciência é dividido em três categorias: júnior, para mulheres que ingressaram na UFSC após 2015; plena, para aquelas que chegaram à universidade entre 2000 e 2015; e sênior, para as professoras que chegaram antes de 2002. Serão contempladas três áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências da Vida.

As inscrições começam em 8 de março e vão até 8 de junho.  Para outras informações sobre o prêmio, acesse o site da Propesq.

Além do prêmio, a Universidade lançou mais um edital para dar incentivo às mulheres na área da ciência. O edital é para servidoras docentes e técnico-administrativas que lideram projetos de pesquisa e buscam apoio financeiro superior a R$ 1 milhão. As interessadas devem se inscrever até o dia 8 de marçoatravés deste formulário. A apresentação pode seguir qualquer estrutura expositiva, desde que contenham orçamento detalhado e potenciais financiadores, além das informações típicas de projetos de pesquisa: objetivos, justificativa, metodologia, bases teóricas, resultados e cronograma de realização.

Os projetos podem abordar qualquer temática e  irão compor o portfólio de projetos da UFSC a ser apresentado pela Propesq a potenciais financiadores dos setores públicos e privados no Programa de Parcerias e Conexões. Tais iniciativas terão lugar nos campi da UFSC ao longo de 2023 e serão lideradas pelo Departamento de Inovação (Sinova) da Propesq. Clique aqui para outras informações.

O terceiro edital tem como objetivo apoiar a política de Iniciação Científica para o Ensino Médio desenvolvida na UFSC por meio da concessão de incentivo a pesquisadores, que orientam estudantes do Ensino Médio. As propostas podem ser enviadas até o dia 28 de fevereiro e devem ser compostas de dois documentos: o Projeto de Pesquisa, limitado a 15 páginas; e os Planos de Atividades para pelo menos três bolsistas. O edital irá disponibilizar o montante de R$ 40.000,00, que será distribuído a até 10 projetos. O valor de incentivo será de R$ 3.000,00 por projeto de três a cinco estudantes, R$ 4.000,00 por projeto de seis a oito estudantes e R$ 5.000 por projeto com nove ou mais estudantes.

Notícias da UFSC

Tags: Prêmio Mulheres na CiênciaProafePropesq