Vestibular 2023: UFSC divulga orientações para matrículas dos calouros

11/01/2023 08:12

Começa nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o processo de matrícula dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. Todos os candidatos classificados em cursos da UFSC, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo, devem realizar a matrícula em duas etapas – ambas online.

Confira, abaixo, as principais informações sobre as etapas de matrícula. Todas as orientações estão disponíveis na Portaria de Matrícula, que dispõe sobre as normas, o período e a forma de realização da matrícula. Os aprovados no IFSC devem entrar no site  ifsc.edu.br/editais-com-inscricoes-abertas e acessar o cronograma e portarias de matrícula.

Etapa Online

A primeira etapa – chamada de Etapa Online – vai de 12 a 16 de janeiro. Nela, todos os aprovados devem fazer a confirmação de interesse de matrícula pelo site simig.sistemas.ufsc.br.

O primeiro passo para realizar a matrícula é a criação de uma nova senha individual. Para isso, o candidato deve clicar no link que está no topo da página, onde está escrito “Primeiro acesso. Candidato, obtenha sua senha de acesso ao sistema aqui”. A senha  será enviada para o e-mail cadastrado.

Ao acessar o sistema de matrícula com a nova senha, o candidato deverá efetuar todos os passos da etapa online, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não está matriculado em outro curso de graduação da UFSC ou de outra instituição pública de ensino superior no semestre de ingresso).

Os classificados para o segundo semestre também devem informar se desejam antecipar seu ingresso para o primeiro semestre, no termo de opção disponível. O primeiro edital de remanejamento, com a lista dos candidatos que tiverem o ingresso antecipado para o primeiro semestre, será publicado em 14 de fevereiro. Vale ressaltar que o candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado, perderá o direito de ingresso no curso.

O último passo da etapa online é emitir e salvar o comprovante de matrícula com protocolo. Os documentos obtidos nesta etapa deverão ser assinados, com assinatura digital (se possuir certificado digital) ou impressos, assinados e digitalizados.

Validações das autodeclarações

De 12 a 16 de janeiro, os ingressantes pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar as autodeclarações assinadas acompanhadas de todos os documentos necessários para a validação de cada autodeclaração (de pessoa com deficiência; de renda; e de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI) e declaração de que cursou o ensino médio em escola pública, com os documentos necessários para a validação, em formato PDF. O envio é feito pelo pelo Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida).

Os formulários de autodeclaração podem ser acessados em validacoes-proafe.ufsc.br/formularios-2. A lista com a documentação de validação de renda está disponível no anexo II da portaria de matrícula.

A validação das autodeclarações será realizada até 10 de fevereiro, e o resultado será enviado por e-mail. Após o recebimento de suas autodeclarações deferidas pelas respectivas comissões, os candidatos deverão encaminhar a documentação para a coordenadoria do respectivo curso, na etapa documental.

Mais informações no site validacoes-proafe.ufsc.br e pelos e-mails:

  • Autodeclaração de renda: ;
  • Autodeclaração de pretos, pardos e negros: ;
  • Autodeclaração de indígenas: ;
  • Autodeclaração de deficiência: ;
  • Declaração ensino médio em escola pública: .

Etapa Documental 

A Etapa Documental da matrícula vai de 24 de janeiro a 10 de fevereiro. Ela consiste no envio de documentos às coordenadorias dos cursos, por e-mail. Os endereços estão listados no anexo I da portaria de matrícula.

Os arquivos digitalizados com os documentos devem ser ordenados e nomeados de acordo com a numeração constante no artigo 6° da portaria:

1 – Declaração negativa (declaração de que não está matriculado em outro curso de graduação da UFSC ou de outra instituição pública de ensino superior no semestre de ingresso, emitida na Etapa Online);
2 – Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Vestibular;
3 – Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior;
4 – Autodeclaração validada por comissão da Proafe de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI; e de renda (para os candidatos aprovados por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas);
5 – Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
6 – Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
7 – Atestado de vacinação contra a rubéola (para candidatas do sexo feminino de até 40 anos);
8 – Comprovante de vacinação contra covid-19. Candidatos com contraindicação para a vacina deverão apresentar atestado médico justificando a contraindicação.

Os arquivos devem ser gerados a partir de documentos originais e legíveis, e devem ser enviados em formato PDF, ou JPG, ou JPEG ou GIF, em arquivo compactado, formato RAR ou ZIP.

Para os candidatos classificados nas modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, a matrícula da Etapa Documental só será liberada após a validação das autodeclarações.

portaria de matrícula traz informações detalhadas sobre os documentos necessários para cada categoria de ações afirmativas, formatos de arquivos, compactação e orientações para envio do e-mail às coordenadorias.

Próximas chamadas

As vagas que não forem ocupadas nas etapas Online e Documental de matrícula da primeira chamada serão destinadas para candidatos que ocupem as primeiras posições na lista de espera. Os editais de segunda chamada serão publicados no dia 19 de janeiro. Para os aprovados em segunda chamada, a Etapa Online da matrícula e o envio de documentos para validações serão de 19 a 23 de janeiro. A Etapa Documental ocorrerá de 24 de janeiro a 10 de fevereiro.

A terceira chamada será divulgada em 15 de fevereiro, e a quarta chamada está agendada para 3 de março.

Os candidatos na lista de espera do Vestibular 2023 devem ficar atentos às páginas da UFSC, do Departamento de Administração Escolar (DAE) e do Vestibular, pois as notificações aos candidatos classificados nas chamadas subsequentes serão feitas somente por meio dos editais publicados.

Reopção

O processo de reopção para preenchimento das vagas não ocupadas vai de 12 a 16 de janeiro. Podem candidatar-se gratuitamente à reopção os candidatos participantes do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 que não se classificaram em primeira chamada e que não foram excluídos do processo. Os candidatos poderão escolher qualquer curso da UFSC ou do IFSC que disponha de vagas remanescentes, independentemente da opção feita na inscrição do vestibular.

O edital completo do processo de reopção será publicado no site vestibularunificado2023.ufsc.br.

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