Alunos de Engenharia Têxtil desenvolvem protótipos para consolidação mecânica de nãotecidos

01/08/2022 11:28

Estudantes do curso de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau desenvolveram neste semestre três protótipos para consolidação mecânica de nãotecidos pela técnica de agulhagem. O trabalho fez parte da disciplina Tecnologia de Nãotecidos, da 6ª fase do curso, ministrada pela professora Fernanda Steffens.

Os nãotecidos são estruturas planas, flexíveis e porosas formadas por fibras ou filamentos, e possuem um campo de aplicação muito grande. Eles são utilizados, por exemplo, em máscaras faciais, calçados, roupas de proteção e no revestimento de várias partes dos veículos, além de ser amplamente utilizado na construção civil.

A fabricação de nãotecidos envolve dois processos: formação e consolidação. O processo de consolidação pode ser mecânico, químico ou térmico. Na disciplina, os estudantes desenvolveram protótipos de equipamentos para consolidação mecânica por agulhagem.

A equipe formada pelos alunos Pedro Edgar Bachmann, Vinicius Henrique Dalponte e Vinicius Heinz Knaesel desenvolveu uma agulhadeira, feita com compensado e parafusos. “O movimento é realizado através de um cilindro pneumático que é controlado por um botão que por meio do compressor que ele está acoplado gera a força necessária para o cilindro pneumático mover a placa com os parafusos, realizando a agulhagem de um nãotecido”, explica Pedro. Confira abaixo uma demonstração do protótipo em funcionamento:

Os integrantes da equipe contam que o processo de criação foi complexo e que a sensação é de dever cumprido, pois ao final foi possível ver o projeto funcionando de forma harmoniosa, superando as expectativas de todos. “Somos muito gratos porque tivemos ajuda de acadêmicos e amigos durante toda a trajetória deste projeto, que abraçaram nossa ideia e nos auxiliaram, principalmente quando estávamos confusos em algumas etapas do processo. Sabemos que sempre há espaço para melhorias, mas ver tudo funcionando é muito gratificante e recompensador”, avaliam os alunos.

Os estudantes também contam que não sabiam que a disciplina seria tão prática. “Ao selecionar esta matéria para nossa grade não imaginávamos o desafio que iríamos enfrentar. Com certeza foi uma surpresa, meio assustadora no início, mas que foi de grande valia esta etapa de nossa graduação, apresentado novos desafios e desenvolvendo algumas habilidades que não imaginávamos ter”, finaliza a equipe.

As outras duas equipes também criaram protótipos de agulhadeiras. Confira abaixo as fotos de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos na disciplina. “Todas as equipes desenvolveram os protótipos totalmente sozinhos, depois de muita pesquisa, e o resultado de todos ficou muito bom!”, avalia a professora Fernanda.

Tags: Engenharia TêxtilensinoTecnologia de Nãotecidos