Audiência pública discute instalação de uma sede própria para a UFSC Blumenau

29/07/2022 16:31

Na noite desta quinta-feira, 28 de julho, foi realizada na Câmara de Vereadores de Blumenau uma audiência pública consultiva sobre a instalação de uma sede própria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. O evento contou com a presença de representantes dos poderes legislativo e executivo, da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Universidade Regional de Blumenau (Furb), além da comunidade em geral.

Representando a UFSC, participaram o professor Adriano Péres, diretor em exercício do campus, a diretora administrativa Carolina Suelen da Silva e o professor João Luiz Martins, diretor geral do gabinete, representando o reitor Irineu Manoel de Souza, além de outros servidores do campus.

O professor Adriano falou um pouco sobre a história da UFSC em Blumenau, que iniciou em 2014. Ele também ressaltou a qualidade do corpo técnico e docente do campus, que conta com 103 professores, dos quais 102 são doutores. “Apesar de estarmos instalados em prédios alugados, entregamos um ensino de alta qualidade para os nossos alunos e nosso objetivo é ampliar essa oferta. Infelizmente para lançar um curso novo, precisamos ter estrutura para isso”, disse o diretor.

A diretora administrativa lembrou que, em 2018, a pedido do Ministério da Educação (MEC), foi realizado um chamamento público para prospecção de possíveis imóveis para aquisição. Na época, o campus recebeu 15 propostas, que foram encaminhadas ao MEC, mas o recurso para compra nunca foi liberado. Ela também falou sobre o modelo built to suit, que é uma forma de locação onde o imóvel é construído especificamente para as necessidades do seu futuro locatário. “Nesse modelo há a possibilidade de que, depois de um determinado período de tempo pagando aluguel, a estrutura possa ser transferida para a UFSC. Mas, para isso, o ideal é que o terreno já seja da União”, explicou Carolina.

Como representante do reitor, o professor João destacou que a nova gestão eleita da UFSC se comprometeu com a construção de uma sede própria para o Campus Blumenau, caso a doação de um terreno seja efetivada. “Hoje é um dia histórico. Pela primeira vez somos chamados para falar sobre a Universidade, que tem uma longa história de ensino de qualidade e que forma grande parte dos profissionais do estado. Queremos sair desse cenário em que estamos agora, de termos toda nossa estrutura instalada em prédios alugados. Queremos vida longa em Blumenau para continuar a formar pessoas em parceria com a sociedade”, ressaltou o professor João.

Vários outros participantes fizeram uso da palavra e todos ressaltaram a necessidade de ampliar a ofertas de vagas no ensino superior na região do Vale do Itajaí.

Encaminhamentos

Servidores da UFSC Blumenau presentes na audiência

Ao fim da audiência, foram definidos dois encaminhamentos. O primeiro deles é referente à criação de uma comissão com representantes do legislativo, do executivo e das entidades presentes para retomar as negociações sobre o compartilhamento do espaço físico entre a UFSC e a Furb. Já o segundo encaminhamento definido foi que a Câmara de Vereadores fará uma consulta à Prefeitura de Blumenau sobre a possibilidade de doação de um terreno para a UFSC para futura instalação da sede própria do Campus Blumenau.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: audiência públicaCâmara de Vereadores de Blumenausede própria