Projeto lança site sobre acessibilidade e inclusão digital de pessoas com autismo

15/06/2022 09:20

O projeto de extensão Acessibilidade e inclusão digital: a dinâmica no uso de games e aplicativos móveis por crianças autistas lançou um site para divulgação de atividades e conteúdos voltados à acessibilidade e inclusão digital de pessoas com autismo. O projeto é coordenado pela professora Cristina Luz Cardoso, do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação da UFSC Blumenau.

O site traz diversos materiais para consulta, como cartilhas sobre direitos e orientações aos pais, campanhas de conscientização e notícias sobre o tema, além de links úteis. O projeto busca fomentar a promoção dos princípios de ética, solidariedade e cidadania, na perspectiva inclusiva de atenção às pessoas com deficiência na UFSC, em especial no Campus Blumenau. Além disso, espera-se incentivar outras ações de extensão, estudos, pesquisas e projetos que abordem a acessibilidade digital para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A professora Cristina conta que a idealização do projeto de extensão veio de uma pesquisa. “A ideia surgiu durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa Fatores estéticos no design de interfaces gráficas de aplicativos móveis: uma abordagem User Experience. Neste projeto, houve a necessidade de aproximação com instituições para o entendimento da dinâmica no uso de aplicativos móveis por crianças com TEA”, conta.

Página inicial do site

Segundo a professora, tecnologias computacionais, em especial aquelas relacionadas a aplicativos móveis, vêm sendo utilizadas largamente para apoio aos interesses e habilidades de crianças com TEA. “Considerando que elas sofrem com dificuldades de interação social, observa-se que o uso de games e aplicativos móveis propicia o avanço no tratamento além de ambientes clínicos, incluindo o cotidiano familiar e escolar”, explica a professora.

Por meio de imagens, desenhos, jogos de associação e atividades do cotidiano, é possível estimular a comunicação, aumentando a confiança da criança com TEA e, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida. “O uso de dispositivos móveis acontece sem restrições de horário ou espaço específicos, e as tarefas e atividades oferecidas pelos games possuem uma conexão com o mundo real e imaginário, permitindo à criança com TEA expandir o contato real com outras pessoas, reforçando vínculos afetivos e a interação social”, avalia a coordenadora.

O projeto foi selecionado no Programa Probolsas da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e conta com a participação dos bolsistas Alexandre Pereira Vega e Rodrigo Laffront, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau. O projeto agora está em fase de prospecção de instituições e associações para futuras parcerias. “Serão estudados os principais métodos e recomendações adotadas para aproximação com a criança autista e a dinâmica dela em suas experiências com games em aplicativos móveis”, completa a professora Cristina.

Para acompanhar as atualizações do site, acesse acessibilidadeinclusaodigital.paginas.ufsc.br.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

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