Inscrições para o Enem 2022 podem ser feitas até 21 de maio

10/05/2022 15:25

As inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de maio, exclusivamente pela internet, na Página do Participante. A Universidade Federal de Santa Catarina reserva 30% das vagas nos cursos de graduação para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem para classificação.

Para fazer o Enem é necessário já ter concluído o ensino médio ou estar em fase de conclusão. Os participantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2022, podem participar como “treineiros” e os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

No momento da inscrição, o participante pode escolher se deseja fazer a prova digital ou impressa. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, disponibiliza vagas limitadas para a versão digital, pois não é possível fazer a prova em computador particular.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 e o pagamento deve ser feito até o dia 27 de maio. Este ano, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito. Participantes que solicitaram a isenção da taxa e tiveram seu pedido deferido, não precisam efetuar o pagamento.

As provas, tanto impressa quanto digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Os participantes respondem a 180 questões objetivas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, além de fazerem uma redação.

Para mais informações, acesse o edital.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do site do Inep

Tags: ENEMExame Nacional do Ensino Médioinscrições abertas