UFSC está entre as 10 instituições públicas de destaque do Guia da Faculdade do Estadão

26/10/2021 09:03

Acaba de ser publicada a terceira edição do Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Quero Educação. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou posicionada entre as dez instituições públicas de destaque e recebeu um selo exclusivo, que chancela o excelente desempenho da instituição ao longo do último ano. Foram avaliados 81 cursos da UFSC, considerando licenciaturas e bacharelados de todos os centros e campi. Desses, 16 obtiveram cinco estrelas, que é a nota máxima, 62 obtiveram quatro estrelas e somente 3 ficaram com três estrelas. O Guia pode ser acessado aqui.

Entre os 16 cursos da UFSC que obtiveram a nota máxima, está o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Blumenau. Para o coordenador Julio Faria Corrêa, um dos fatores que contribuem para a boa avaliação do curso é o elevado nível de formação do corpo docente. "Apesar do curso ser recente, temos um corpo docente altamente qualificado e comprometido com a formação dos estudantes. Diferentemente de muito cursos, nossos docentes têm uma relação muito próxima com os estudantes, o que acaba potencializando a formação", avalia.

Outro fator importante citado pelo coordenador é que os estudantes são incentivados a desenvolverem atividades de pesquisa e de extensão, além de cursarem as disciplinas. "Isso permite aos estudantes uma rica experiência formativa e abre as portas para a continuação da formação em nível de pós-graduação e uma atuação muito qualificada no mercado de trabalho", destaca Julio.

Os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil obtiveram quatro estrelas na avaliação.

O Guia da Faculdade foi lançado em 2019 e a UFSC participa desde a primeira edição. A metodologia utilizada é a avaliação por pares: professores que atuam no Ensino Superior são convidados a avaliar a qualidade de quase 16 mil cursos em todo o Brasil. Neste ano, pela primeira vez, o coordenador de cada curso avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da graduação, com foco em três aspectos: corpo docente (perfil dos professores e dados quantitativos), projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Para saber mais sobre a metodologia, acesse aqui.

Para conhecer a avaliação de cada um dos cursos da UFSC, basta utilizar o mecanismo de busca disponível na página do Guia da Faculdade.

Notícias da UFSC, com informações do Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: EstadãoGuia do Estudantemelhores cursos