Professor da UFSC Blumenau é editor convidado de revista científica internacional

04/10/2021 10:52

O professor Aldo Sena de Oliveira, do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE) da UFSC Blumenau, foi o editor convidado da última edição da revista científica Current Topics in Medicinal Chemistry, uma das mais respeitadas e relevantes da área de Química Medicinal no cenário internacional da atualidade. A edição temática é intitulada ‘Tribute to Professor Anton Joseph Hopfinger: Contributions to the Study of Structure-activity Relationships’ (Tributo ao Professor Anton Joseph Hopfinger: contribuições para o estudo das relações estrutura-atividade).

A Current Topics in Medicinal Chemistry é considerada uma revista com alto fator de impacto (3.218), com excelente avaliação quando considerado a planilha de classificação do novo Qualis Capes (A2). Ela tem como objetivo contribuir para o crescimento do conhecimento científico e facilitar o processo de descoberta e o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos para tratar doenças debilitantes em humanos.

Cada edição da revista apresenta de seis a nove artigos, todos sobre uma temática específica. Um editor convidado, especialista no tema em análise, é quem prepara cada edição. O professor Aldo conta que geralmente é submetida uma proposta de um número temático que é avaliada pelo corpo editorial. “Neste caso específico, eu recebi um e-mail do editor chefe informando que eles almejavam a publicação de números especiais em dedicação a grandes nomes na área de Química Medicinal mundial. Perguntaram-me se eu tinha algum nome e proposta a indicar. Eu sugeri o nome do professor Anton Joseph Hopfinger, que deu inúmeras contribuições para a área, especialmente por conta dos estudos envolvendo relações estrutura-atividade. A sugestão foi aceita e pediram que eu elaborasse o número temático”, relata.

Os volumes temáticos da revista envolvem tópicos atuais em Química Medicinal, como desenvolvimentos atuais em planejamento racional de fármacos, química sintética, química bioorgânica, triagem de alto rendimento, química combinatória, avaliação dos parâmetros farmacocinéticos (absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade), novos alvos moleculares, produtos naturais, farmacogenômica e relações estrutura-atividade. “A edição que coordenei se dedicou exclusivamente a análises envolvendo relações estrutura-atividade de forma quali e quantitativa”, explica o docente.

O professor Aldo, que é embaixador da editora Bentham Science para promover ações com o grupo nos anos de 2020 e 2021, conta como foi editar a revista. “A experiência é muito enriquecedora na medida em que propicia a elaboração de contatos com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, para além da aprendizagem relativa à especificidade dos objetos de investigação dos artigos submetidos. Eu analisava previamente todo artigo enviado para que o texto pudesse ser encaminhado para análise feita por pares posteriormente”, avalia.

Os autores de cada artigo da revista decidem se a publicação terá acesso livre ou pago, então alguns deles podem ter acesso restrito. O editorial escrito pelo professor Aldo pode ser lido neste link.

Saiba mais sobre Química Medicinal

A Química Medicinal é uma área de pesquisa interdisciplinar que tem como objetivo principal a descoberta de novos fármacos com base em inovações científicas e tecnológicas, cujos avanços nas áreas da química e biologia, aliados a uma melhor compreensão de vias bioquímicas fisiológicas, dos alvos moleculares e de possíveis mecanismos que acarretam o aparecimento de patologias, tornaram possível a descoberta de formulações terapêuticas notáveis.

Além do desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, os avanços que podem ser alcançados na área impactam direta e indiretamente na sociedade no que se refere à possível redução de custos no processo de triagem de novos potenciais fármacos bem como na contribuição para o entendimento da ação destes fármacos, propiciando a otimização no Processo e Descobrimento (P&D). Neste sentido, as ações da área também corroboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, em especial no que se refere à necessidade de se assegurar uma vida saudável, assim como a promoção do bem-estar para todos.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: PesquisaQuímica Medicinalrevista científica