Alunos da disciplina Gestão de Projetos lançam podcast voltado para calouros

03/09/2021 13:18

Um grupo de alunos da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Selene de Souza Siqueira Soares, lançou esta semana o podcast “Ei calouro! Vamos te ajudar”, voltado para os novos alunos que ingressam na UFSC Blumenau. O objetivo é auxiliar os calouros na ambientação ao campus, falando sobre a estrutura e os serviços oferecidos. O grupo é formado pelos estudantes Alexei Felipe Paim, Gabrielle Louise Ribas de Lima, João Victor Ferreira e Thiago José Bechtold.

Segundo Thiago, a ideia do podcast surgiu da própria experiência dos integrantes do grupo. “É perceptível que, não todos, mas muitos calouros entram na universidade meio perdidos. Mesmo com todas as formas de direcionar os novos estudantes talvez leve um pouco de tempo até que eles se integrem bem na universidade” avalia.

Com isso, os futuros engenheiros visualizaram na disciplina de Gestão de Projetos uma oportunidade de ajudar os calouros. “Como a disciplina necessitava de um projeto plausível de ser realizado dentro do semestre, que está encurtado, e também de cunho social, nós decidimos realizar algo fundamentado no tópico "Como ajudar um calouro na UFSC?", e foi aí que surgiu a ideia de produzi um podcast, para ser mais uma ferramenta que os novos alunos podem usar para obter uma ajuda na universidade”, conta.

Thiago também explica que a ideia ganhou força porque muitos alunos entraram na universidade depois do início da pandemia, quando as atividades letivas já estavam sendo realizadas totalmente de forma remota. “Há uma grande quantidade de alunos que sequer entraram no Campus Blumenau. E a gente também sabe que dentro do campus que a gente consegue assimilar e entender melhor como tudo funciona”, completa.

No primeiro episódio, intitulado “Passei no Vestibular, e agora?”, o podcast traz orientações sobre a documentação necessária para a conclusão das etapas do processo de matrícula de novos alunos. Para os próximos episódios, estão previstos temas como Biblioteca Universitária (BU) e Restaurante Universitário (RU), Moodle e CAGR, além de orientações sobre o processo de rematrícula para os próximos semestres, que é feito pelo próprio aluno.

O podcast está disponível no Spotify (clique aqui para acessar).

Tags: calourosengenhariasensino remotoGestão de Projetospodcast