Comissão divulga relatório sobre implementação do ensino remoto

04/08/2021 09:25

A Comissão de Assessoramento para a Implementação das Atividades Pedagógicas não Presenciais (CAAP), designada pela Portaria 123/2020/BNU para acompanhar a implantação do ensino remoto na UFSC Blumenau, divulgou o relatório referente ao semestre 2020.1, primeiro realizado de forma não presencial devido à pandemia de Covid-19. Os integrantes da comissão ouviram estudantes e professores sobre como foi a adaptação dos processos de ensino e aprendizagem a esse novo formato.

Os dados foram coletados por meio de aplicação de formulários eletrônicos enviados pelo Núcleo Pedagógico (Nupe) e pelas coordenações dos cursos. Os resultados foram compilados em gráficos e dados estatísticos percentuais e, por fim, condensados de maneira qualitativa no relatório.

De acordo com o documento, os estudantes, em geral, tiveram uma boa adaptação ao ensino remoto e apresentaram um bom nível de satisfação em relação à qualidade da aprendizagem. A principal dificuldade relatada foi em relação ao excesso de conteúdos e de atividades assíncronas. Ao realizar a autoavaliação, os alunos apontaram também dificuldades no gerenciamento do tempo, na organização dos estudos e problemas de ordem psicológica, como ansiedade, insônia, frustração e depressão.

Entre os alunos que participaram da avaliação, foram elencadas as seguintes questões:

Pontos positivos:
• flexibilidade de horário e acesso aos conteúdos a qualquer momento
• proximidade com a família
• testes semanais que facilitaram a fixação de conteúdo
• a economia de tempo, visto que não há necessidade de deslocamento até o campus

Pontos negativos:
• excesso de conteúdos e atividades assíncronas
• curto prazo para entrega de atividades
• instabilidade de conexão com a internet e dos sistemas UFSC
• falta de acesso aos materiais bibliográficos

Já entre os professores, os principais temas mencionados foram:

Pontos positivos:
• revisão e atualização dos materiais utilizados nas aulas
• replanejamento das atividades pedagógicas
• disponibilização de aulas gravadas
• uso de metodologias diversificadas

Pontos negativos:
• carga excessiva de trabalho
• baixa adesão e interação dos estudantes nas aulas síncronas
• avaliação da aprendizagem
• instabilidade de conexão com a internet e dos sistemas UFSC
• falta de acesso aos materiais bibliográficos

O relatório traz ainda informações separadas por curso. Para acessar o documento completo, clique aqui.

(Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: comissãoensino remotorelatório