Estudantes desenvolvem práticas com crianças na Associação de Educação Complementar Puro Amor

16/10/2019 10:43

Os alunos da disciplina de Práticas Curriculares de Inovação, Desenvolvimento Regional e Interação Social (PIDRIS), visitaram a Associação de Educação Complementar Puro Amor. Os estudantes, sob orientação da professora Maria Elisa Philippsen Missner, estão realizando um projeto com as crianças em várias etapas: duas delas, a de 24 de setembro e a de 8 de outubro, já foram concluídas.

Segundo a professora Maria Elisa, o objetivo deste trabalho é contribuir para que o acadêmico desenvolva um olhar voltado para as realidades sociais, econômicas e culturais da região. “Nessa disciplina, os estudantes promovem atividades de educação ambiental com crianças entre 11 e 14 anos, por meio de técnicas de aumento de ciclo de vida de produtos têxteis. O objetivo é ensinar as crianças sobre materiais têxteis e conscientizar sobre como o excesso de resíduos sólidos derivados desses materiais causam efeitos negativos ao meio ambiente”, explica Maria Elisa.

A Associação Puro Amor, situada em Blumenau, oferece atividades continuadas de educação complementar para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Essas atividades são realizadas em contraturno escolar, e incluem apoio pedagógico e ações educativas, culturais e esportivas, como informática, música, teatro, sapateado, ballet, artes, espanhol, natação e artesanato. A associação oportuniza aos alunos a ampliação do universo cultural e principalmente a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam a permanência e qualificação do desempenho deles na escola.

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da professora Maria Elisa Philippsen Missner)

Tags: engenhariapidristextil