“Café com Ciência” traz ao debate relação da Matemática com a indústria

13/05/2019 18:41

O Núcleo Pedagógico (NuPe) do Campus Blumenau da UFSC convida para o  primeiro Café com Ciência, a ser realizado no dia 21/5 (terça-feira), às 18h30, no Auditório da Sede Acadêmica (bloco B - 1º andar).

O convidado especial será o Prof. Dr. José Alberto Cuminato (ICMC-USP), professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento serão abordadas questões relacionadas aos desafios das aplicações da matemática no ensino e na indústria.

O debate será mediado pelos professores Daniel Alejandro Ponce Saldías, do Departamento de Controle, Automação e Computação (CAC) e Felipe Delfini Caetano Fidalgo, do Departamento de Matemática (MAT).

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral e haverá certificação. Os interessados devem fazer inscrição pelo link https://forms.gle/tTtL1guiyhCEcRdz8

Dúvidas sobre o evento poderão ser encaminhadas ao e-mail

Sobre o convidado

José Alberto Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1981), M Sc In Numerical Analysis - Oxford University Computing Laboratory (1983) e Ph D In Numerical Analysis - Oxford University Computing Laboratory (1987). Foi diretor do ICMC-USP no período 2006-2010, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por dois mandatos, 2005-2007 e 2007-2009, é professor titular da Universidade de São Paulo desde o ano 2000, membro correspondente estrangeiro da Royal Society Edinburgh (2012) e membro da Academia Brasileira de Ciências (2014). Área de trabalho em Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação de escoamentos incompressíveis e escoamentos com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e equações integrais de Fredholm e de Cauchy (Fonte: lattes.cnpq.br).

Tags: cienciaindústria