Estudantes de Engenharia Têxtil propõem soluções para problemas de empresa da região

27/11/2014 17:56

No dia 26 de Novembro, às 14:30 h, os alunos do curso de Engenharia Têxtil da UFSC Campus Blumenau apresentaram na forma de seminário, propostas de soluções para o resíduo de uma indústria de confecção. Este trabalho fez parte da disciplina de Gestão, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Na ocasião estavam presentes professores que lecionam no curso de Engenharia Têxtil (Rita Valle, José Alexandre Valle, Catia Aguiar, Cintia Marangoni e Márcio Loos) avaliando os trabalhos, e representantes da Empresa DUDALINA (Patrícia Souza e Tabata Cristine Barroso).

Os trabalhos apresentados foram: “Solução de problema de resíduos de tecido”; “Do resíduo têxtil a plantação”; “Reciclagem de resíduos com ênfase em estopas”; “Reutilização de resíduos têxteis para o desenvolvimento de materiais geotêxteis”; “Tecido derivado do resíduo têxtil”. As professoras Ana Paula Boemo e Lidiane Meier, não estavam na apresentação, mas receberam os agradecimentos dos alunos pelo apoio na elaboração dos trabalhos.
As representantes da empresa elogiaram a iniciativa, contribuíram com sugestões e se disponibilizaram para continuar os trabalhos.
Os professores complementaram que os trabalhos apresentados exploraram temas como processos têxteis, desenvolvimento tecnológico, inovação, educação ambiental e interação social, temas estes importantes para a formação do nosso Engenheiro Têxtil, e ainda que trabalhar com temas relacionados a indústria, prepara melhor nossos acadêmicos para a vida profissional.