Palestra fomenta discussão sobre ética a partir da História da Química

29/05/2019 16:19

Avanços científicos importantes, mas que podem impactar a sociedade e o meio-ambiente de forma negativa. Afinal, o que pesa na balança da história? No dia 31/5 (sexta-feira), a discussão estará em pauta na palestra Reflexões sobre a ética química a partir da História da Química: o caso do tetraetilchumbo e dos CFCs, com a presença do Prof. Dr. Evandro Fortes Rozentalski da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), especialista em história e filosofia da química. O evento inicia às 20h20min, no auditório da Sede Acadêmica (Bloco B).

No início do século XX, o cientista Thomas Midgley Jr. foi um brilhante Químico e Engenheiro Mecânico. Colecionou mais de cem patentes durante sua carreira. Porém seu legado, infelizmente, ficou registrado como possivelmente o pesquisador "mais nocivo" da história. Isso porque suas descobertas mais lembradas, o tetraetilchumbo (aditivo utilizado na mistura da gasolina) e os clorofluorcarbentos - CFCs (utilizados em refrigeradores, aerossóis e aparelhos de ar-condicionado) causaram danos gigantescos à saúde pública e ao meio-ambiente, levando até mesmo à morte milhares de pessoas.

Dentro dessa perspectiva, a palestra possibilitará, aos graduandos e ao público em geral, refletir  sobre a questão da ética no desenvolvimento da ciência e, consequentemente, como promover um ensino de Química/Ciências que abordem a história e filosofia dessas áreas na educação básica.

Para realizar a sua inscrição, acesse o link:  http://inscricoes.ufsc.br/reflexoes-sobre-a-etica-quimica

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: éticahistória