Bolsistas do projeto Mulheres Negras que Fazem Ciência participam da Sepex
Durante a Sepex 2025 do Campus Blumenau da UFSC, estudantes da EEB Edith Gonçalves Prates, bolsistas do projeto Mulheres Negras que Fazem Ciência, realizaram a exposição “Mulheres Negras na Astronomia”. Com o objetivo de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres negras brasileiras para a Astronomia e para as ciências, a exposição também buscou despertar o interesse pela pesquisa e promover a diversidade na produção do conhecimento científico.
Entre os estandes da mostra, destacou-se um foguete interativo construído pelas bolsistas, sob a orientação das professoras Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Aline Kundlatsch e Juliana Guide Magalhães. No interior da estrutura, o público foi convidado a embarcar em uma viagem pelo universo das cientistas negras brasileiras Dinalva Aires de Sales, Eliade Ferreira Lima, Katemari Diogo da Rosa e Rita de Cássia dos Anjos. Cada uma delas foi homenageada por meio de objetos simbólicos e elementos interativos, pensados para representar suas trajetórias inspiradoras e contribuições ao desenvolvimento da Astronomia e da ciência no Brasil.
As bolsistas Raquele e Karol apresentaram vestimentas e artefatos inspirados na Astronomia, confeccionados com materiais recicláveis. As criações, desenvolvidas pelas próprias estudantes, despertaram a curiosidade e admiração de visitantes de todas as idades, que interagiram, fizeram perguntas e registraram o momento com fotos, transformando a atividade em uma experiência acolhedora, criativa e inspiradora.
"A equipe do projeto agradece ao diretor Jonatas Demétrio, pelo apoio fundamental para a participação das bolsistas, e ao professor Daniel Célio Barbosa de Oliveira, pela colaboração na construção da estrutura que permite ao foguete ser itinerante e visitar outras escolas. A iniciativa reafirma a importância de fortalecer a integração entre escola e universidade, estimulando a reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais, de gênero e diversidade", avalia Franciellen.
Serviço de Comunicação da UFSC Blumenau, com informações da professora Franciellen Rodrigues da Silva Costa








