Professor da UFSC Blumenau participa de implementação de mestrado no Timor-Leste

24/10/2025 13:06

O professor Guilherme Wagner, do Departamento de Ciências Exatas e Educação da UFSC Blumenau, participou de uma missão no exterior para a implementação de um curso de mestrado em Educação no Timor-Leste. A viagem foi realizada entre os meses de julho e setembro, na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), única pública do país, que fica na capital Díli.

A criação do mestrado é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre a UFSC e a UNTL em 2023, com participação da Associação Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do governo do Timor-Leste. Esta foi a quarta missão de professores brasileiros ao país. Além da UFSC, participam também docentes de instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraná e outros que atuam na Austrália, Portugal e China.

Guilherme conta que o acordo de cooperação técnica é baseado nos princípios da Internacionalização Solidária e Sul-Sul das universidades. “As relações estabelecidas são horizontais e democráticas para evitar dependências. A ideia é que o curso de mestrado em implementação possa ser tocado pela própria comunidade da UNTL no futuro”, explica.

Segundo Guilherme, os estudantes da turma de 2024 já estão defendendo suas dissertações e a turma de 2025 está terminando suas disciplinas. Cada turma tem em média 30 estudantes. “Muitos deles já assumem cargos nos ministérios do governo timorense, em organismos não-governamentais, em unidades educativas de ensino superior e básico e são constantemente convidados para ministrar cursos, palestras e entrevistas, demonstrando o impacto do programa no país”, afirma.

Entre as atividades que o professor Guilherme desenvolveu no país estavam ministrar em co-docência com professores timorenses as disciplinas das áreas de Educação Matemática e de Movimentos Sociais, orientação acadêmica de estudantes, assessoria em aspectos acadêmicos/burocráticos, acompanhamento grupos de pesquisa e estabelecimento de relações acadêmicas com professores da UNTL para colaboração científica.

Sobre o país

O Timor-Leste é um país localizado no sudeste asiático, que ocupa a metade oriental da ilha de Timor. Colonizado por Portugal no século XVI, permaneceu sob domínio português por mais de 400 anos, até declarar sua independência em 1975. Poucos dias depois, foi invadido pela Indonésia, dando início a um período de ocupação marcado por violência e resistência popular. Após anos de conflito e pressão internacional, o Timor-Leste conquistou finalmente sua independência plena em 2002. Desde então, o país vem se reconstruindo e consolidando sua democracia, com desafios econômicos e sociais, mas também com forte identidade cultural e espírito de superação. As línguas oficiais do país são o Tétun e o Português.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau
Fotos: arquivo pessoal

Tags: cooperação técnicaeducaçãointernacionalizaçãomestradoTimor Leste