Cerca de 700 pessoas acompanham formatura de 2023.2 no Teatro Michelangelo
Cerca de 700 pessoas compareceram ao Teatro Michelangelo no último sábado, dia 13 de abril, para prestigiar a solenidade de formatura do semestre 2023.2 dos cursos de graduação do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A cerimônia contou com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres, além dos coordenadores de curso e demais homenageados.
Familiares, amigos e parte da comunidade acadêmica da UFSC Blumenau acompanharam a colação de grau dos 44 formandos dos seis cursos ofertados pelo campus: Bacharelado em Química, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.
O diretor Adriano Péres parabenizou não só os formandos, mas também seus familiares pela conquista. Ressaltou que, a qualidade dos cursos ofertados pelo Campus Blumenau, iguala ou até supera a dos cursos ofertados pela sede da UFSC em Florianópolis, e afirmou que isso só é possível devido ao quadro de servidores, docentes e técnicos-administrativos. “Com resiliência, criatividade e muito trabalho, estamos cumprindo nossa missão: formar pessoas que atuarão em salas de aula, empresas, indústrias e comandar o progresso da nossa sociedade”, disse.
Adriano deixou ainda um recado para os formados. “Curtam, festejem, comemorem o dia de hoje. Mas lembrem-se de sempre continuar se qualificando. Sejam éticos, leais, profissionais que respeitam as pessoas e a diversidade”, finalizou o diretor.
O reitor Irineu Manoel de Souza também iniciou seu discurso parabenizando os formandos e seus familiares. “Sabemos dos desafios e das dificuldades, e que vocês venceram momentos difíceis para estarem aqui hoje. Parabéns!”, disse. Ele também deu um panorama geral da UFSC, que hoje conta com cerca de 37 mil estudantes, mais de 5 mil servidores, 114 cursos de graduação e 154 de pós-graduação. “É um desafio muito grande manter nosso quadro de pessoal e infraestrutura. Nos últimos anos tivemos uma redução de 50% do nosso orçamento e ainda perdemos cerca de 150 técnicos por extinção de cargos”, revelou o reitor.
Irineu ressaltou ainda que as universidades federais são patrimônio nacional. “Além de formar os quadros de pessoal para todos os setores da sociedade, é nas universidades públicas que acontece a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, disse. O reitor finalizou sua fala dizendo que a gestão está empenhada em buscar recursos para que o Campus Blumenau adquira em breve sua sede própria e recomendou aos formandos que voltem para a UFSC para fazer uma pós-graduação.
A formanda Letícia Marques Bauler estava rodeada de familiares e amigos. Natural de Blumenau, ela ingressou no curso de Engenharia de Controle e Automação em 2018.1, logo após terminar o ensino médio, e - como a maioria dos calouros - teve um choque de realidade. “No começo foi bem difícil, eu achava que poderia manter a mesma forma que eu estudava no ensino médio. Mas daí vieram as primeiras provas e vi que minha rotina teria que mudar, que eu teria que estudar muito mais”, revela.
Para não desanimar, ela contou com o apoio das pessoas que foi conhecendo ao longo dos anos na UFSC, principalmente nas organizações estudantis. Durante a graduação, fez parte da Acub, foi presidente da Integre Jr e também da UFSC Titans. “As pessoas que conheci pelo caminho foram muito importantes para que eu não desistisse do curso. Elas que me ajudaram a chegar aqui hoje”, conta Letícia, que já está empregada como gerente de projetos e inovação na WEG e logo pretende iniciar uma especialização na área.
Pioneiros do curso
A cerimônia marcou a formatura dos primeiros estudantes do curso de Bacharelado em Química da UFSC Blumenau: Camila Vitória Ineichen e Luciano Aguiar da Silva Junior. Camila, de 22 anos, é natural de Blumenau e conta que ingressou no curso de Licenciatura em Química em 2019.1, mas viu no currículo do curso de Bacharelado mais oportunidades para atuar com pesquisa e na indústria química, que eram seus principais interesses.
Durante o curso, ela fez iniciação científica voluntária no grupo de pesquisa Create, o que a fez querer ainda mais se tornar uma pesquisadora. Atualmente, Camila está empregada na área de controle de qualidade em uma indústria química de Blumenau. “Entrei como auxiliar de laboratório e fui crescendo”, conta. Para o futuro, ela planeja continuar se qualificando. “Quero agora aprimorar o meu inglês e seguir na área de pesquisa e desenvolvimento. E quem sabe mais tarde fazer um mestrado”, finaliza.
A formatura do semestre 2024.1 está prevista para acontecer em agosto de 2024.
Confira abaixo mais fotos da cerimônia:
Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau