Coletivo Feminino lança formulário para cadastro de novas integrantes

14/09/2022 11:28

Foi lançado esta semana um formulário eletrônico para cadastro de novas integrantes para o Coletivo Feminino da UFSC Blumenau. Não haverá nenhum tipo de processo seletivo, basta se cadastrar para participar. Também não há limite de número de vagas. A ideia é alcançar estudantes de todos os cursos do campus. O formulário ficará aberto até o dia 10 de outubro.

O Coletivo Feminino da UFSC Blumenau é uma organização estudantil criada em junho de 2020, durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de promover a autonomia feminina e garantir os direitos das mulheres. Elas produzem uma série de postagens no Instagram (@coletivofem_ufsc) com conteúdo informativo, sempre valorizando a representatividade feminina e a união entre as mulheres.

A partir deste semestre, o Coletivo foi cadastrado como um projeto de extensão, que será acompanhado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares. De acordo com ela, essa formalização reforça o apoio institucional do campus às organizações estudantis, além de gerar certificado de participação, que poderá ser validado como atividade complementar. “O Coletivo continuará sendo gerido pelas alunas, com autonomia e independência. Formalizar como um projeto só vai ajudar, inclusive para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, explica.

Outros fatores importantes citados pela professora são garantir a continuidade e manter a memória do grupo. “Os alunos estão aqui de forma temporária. É importante ter alguém que ficará na UFSC, para não correr o risco do Coletivo se perder ao longo do tempo”, acrescenta Selene.

O Coletivo se reúne regularmente de forma presencial. Após a entrada das novas integrantes, serão definidas as ações prioritárias, a agenda de reuniões e demais estratégias do grupo.

>>> Para acessar o formulário, clique aqui.

Tags: Coletivo FemininoExtensão