V Escola Brasileira de Ensino de Física reúne pesquisadores em Blumenau

18/05/2018 18:10

Clique para ampliar

(Atualizada em 23/08/2018)

Blumenau sediará, entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018, a V Escola Brasileira de Ensino de Física. O evento, realizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, destina-se a pesquisadores da área, estudantes e professores de mestrados profissionais em ensino de Física, particularmente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), oferecido em rede pela Sociedade Brasileira de Física.

A programação inclui minicursos e palestras com convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP), University of Copenhagen (Dinamarca) e  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os palestrantes de destaque encontra-se o professor e pesquisador sênior do CNPq Marco Antonio Moreira, que liderou, em 2002, a criação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física (MNPEF), referência na área de ensino de física no país. Também compõe o corpo de conferencistas do evento Sílvio Roberto de Azevedo Salinas, pesquisador na área de Física Estatística e Luiz Alberto Rocha de Lira, Coordenador de Supervisão e Fomento da CAPES/UAB.

O objetivo central da Escola Brasileira de Física é contribuir para uma mudança de paradigmas no ensino de Física, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do paradigma da narrativa, centrado no professor e baseado em aulas expositivas e listas de problemas, e passar para o paradigma da aprendizagem ativa centrado no aluno e baseado em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.

Programação completa e informações adicionais podem ser obtidas no site ebef.ufsc.br ou e-mail ebef@contato.ufsc.br.

(Comunicação UFSC Blumenau)