Docente desenvolve livro didático digital livre para o ensino de Matemática

18/10/2017 18:57

Acesse aqui o livro

Buscar novas maneiras de despertar o interesse pela Matemática e utilizar recursos didáticos diferentes em sala de aula são desafios enfrentados todos os dias pelos professores do ensino básico. Dentro dessa perspectiva, Jorge Cássio Costa Nóbriga, docente do curso de Licenciatura em Matemática, elaborou o livro “Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra” totalmente digital e livre, utilizando os recursos multimídia disponíveis na plataforma.

“Trata-se de um projeto inovador. Primeiro porque é um livro dinâmico de matemática que integra múltiplos recursos: applets, textos dinâmicos, demonstrações dinâmicas, exercícios dinâmicos, vídeos, links e páginas da web. Tais recursos não servem apenas para fazer com que o livro fique mais ‘bonito’. Eles podem contribuir de fato para a compreensão em matemática e um processo de aprendizagem com mais autonomia”, destaca o autor. Além disso, a publicação é livre, o que significa que professores que queiram utilizá-lo podem adaptar seu conteúdo para as finalidades didáticas pretendidas.

Para que a iniciativa seja difundida e alcance o público esperado, passar o conhecimento adiante e habilitar mais profissionais da educação para o uso dessas ferramentas didáticas interativas é parte fundamental do processo. Com este horizonte, Jorge Cássio dará um curso de aperfeiçoamento aos professores da educação básica da região de Blumenau. O projeto é uma parceria com a 15ª Gerência Regional de Educação (Blumenau). Foram abertas 30 vagas para docentes de escolas públicas de Blumenau, Pomerode, Ilhota, Gaspar e Luiz Alves que desejam aprender como utilizar a plataforma Geogebra. O primeiro encontro ocorre na quinta-feira (19/10). Também será oferecido um curso aos docentes do próprio campus Blumenau da UFSC, que atualmente oferta duas licenciaturas (Matemática e Química) e três bacharelados na área de Engenharias.

O docente propõe ainda formalizar os parâmetros de qualidade dos livros abertos. Contatos estão em andamento com o Conselho Editorial da UFSC para verificar as possibilidades. O livro está disponível neste link e há um pequeno tutorial em vídeo sobre como melhor utilizar a publicação aqui.

O que é o GeoGebra?

O projeto da plataforma GeoGebra iniciou em 2001 na na Universität Salzburg (Áustria). O Geogebra é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única interface gráfica (GUI). Sua distribuição é livre, nos termos da GNU - General Public License, e é escrito em linguagem Java, o que lhe permite estar disponível em várias plataformas.

O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas. Portanto, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar e integrar funções, e ainda oferecer comandos para se encontrar raízes e pontos extremos de uma função.

Com isto, o programa reúne as ferramentas tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Isto tem a vantagem didática de representar, ao mesmo tempo e em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto. A partir da versão 5.0 também é possível trabalhar com geometria em três dimensões.

(Fontes: Geogebra.org/Wikipedia)