Palestrantes e alunos discutem perfil e desafios das carreiras escolhidas

15/03/2017 09:09

UFSC promove aulas especiais pra calouros dos cursos de engenharias e licenciaturas

A primeira semana na universidade marca a abertura a um universo de conhecimentos totalmente novos e, consequentemente, aos questionamentos e dúvidas. Pensando nisso, a UFSC Blumenau promoveu, no dia 8/3, como parte de sua recepção aos novos alunos ingressantes em 2017/1, três aulas magnas com convidados especiais. Saiba como foi cada uma delas.

Engenharias

O professor Edson de Pieri, Diretor do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, falou aos alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil na tarde do dia 8/3, no auditório da Sede Acadêmica.

Com experiência na área de controle de sistemas dinâmicos, robôs manipuladores, robótica móvel e controle de sistemas mecatrônicos, o professor partilhou um pouco de sua experiência profissional com os alunos, contextualizando a profissão de engenheiro no atual cenário socioeconômico do país.

Ele demonstrou como se desenvolvem projetos concebidos dentro da Universidade em parceria com empresas nacionais como a Furnas e as diferentes oportunidades que se apresentam nos setores público, privado e empreendedorismo autônomo. Especificamente sobre o último, Di Pieri expôs o grande crescimento das incubadoras de tecnologia em Santa Catarina, em especial em Florianópolis, atividade econômica que tem levado a região a um destacado posicionamento nacional na área. Ainda segundo o professor, o papel da Universidade Federal nesse processo foi crucial, desde a implantação da primeira incubadora na capital catarinense, em 1986, até a concepção de projetos como o Sapiens Parque.

“O engenheiro atua com a interdisciplinaridade, por isso deve ter habilidades para o trabalho em equipe”, salientou. O conhecimento de uma segunda língua além da nativa também é pré-requisito essencial para quem deseja trilhar patamares mais elevados na carreira.

Sobre o início da vida acadêmica e as tão temidas reprovações, o professor apontou aos recém-chegados que cerca de 60% dos estudantes reprova em Cálculo I e 40% em Física. Portanto, o melhor que pode ser feito é estudar, estudar e, estudar. Para manter o foco e o ânimo nesse cenário, Edson sugeriu que o importante é estabelecer objetivos de longo prazo.

Sobre a formação fornecida pela universidade, o palestrante fez uma análise muito positiva: “os engenheiros graduados pela UFSC sempre encontram as portas abertas no mercado pelo reconhecido nível da graduação”, afirmou. Tanto que atualmente 1/3 dos egressos encontram-se fora do País. “Nós brasileiros conseguimos uma alta aceitação no mercado internacional por nossa capacidade de trabalhar em equipe, fruto de uma cultura menos preconceituosa em relação aos nossos parceiros de trabalho”, avaliou.

aula_eng_2 aula_eng_1


Licenciatura em Matemática

Nem sempre os problemas possuem respostas. Com essa afirmação, o professor Méricles Moretti (CFM/UFSC), convidado para ministrar a aula magna do curso de Licenciatura em Matemática, discorreu sobre a mudança de modelos necessária para formar uma nova geração de docentes capazes de educar para além do currículo formal da profissão.

Em uma conversa na tarde do dia 8/3, no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), ele demonstrou algumas lacunas ainda existentes no ensino básico de matemática nas escolas. “Ainda vivemos em um paradigma em os alunos estão condicionados a pensar que os dados para a resolução de problemas sempre estão no enunciado e que os problemas sempre tem respostas”, avaliou. Segundo ele, desde as séries iniciais, o fomento ao pensamento matemático é restrito, e aproveitou para sugerir que a disciplina tivesse melhor atenção nos currículos de pedagogia, por exemplo. Outro ponto abordado foi o medo de errar que ainda subsiste em sala de aula na relação professor-aluno. “Antigamente o erro era visto como vergonhoso, porém hoje se entende que o erro é uma parte constitutiva do saber”, afirmou.

Especificamente sobre o perfil acadêmico do licenciado em Matemática, Méricles enfatiza a grande autonomia de estudos possibilitada pela tecnologia: “hoje você não precisa mais sair de casa com tudo o que se tem à disposição na internet. Isso gerou uma maior independência em relação aos professores e permitiu o desenvolvimento de uma postura mais autodidata nos estudantes”. Ainda sobre o aproveitamento da universidade, o professor observa que apenas a sala de aula não basta, para ele a participação em congressos da área e a leitura de artigos sobre os principais temas em debate são essenciais para estabelecer conexões de aprendizagem para além do currículo formal da graduação.

aula_mtm_2aula_mtm_1


Licenciatura em Química

Finalizando a programação de aulas, o Prof. Dr. Carlos Alberto Marques, titular do Departamento Metodologia de Ensino (CED/UFSC), palestrou aos alunos do curso de Licenciatura em Química na noite do dia 8/3. Carlos apresentou um breve histórico sobre a evolução da Química e a importância da disciplina no ambiente escolar.

Como parte da avaliação dos desafios para os futuros docentes, o convidado apontou a dicotomia ainda reinante entre teoria e prática, frutos das tradições utilitária e acadêmica. Em sua avaliação, o professor deve auxiliar o aluno a transformar a informação em conhecimento e que o processo de educação passa, necessariamente, pela seleção dessas informações: “o que define a aprendizagem não é saber muito, é compreender bem aquilo que se sabe”.

Ao final, Carlos Alberto aproveitou para pautar a reforma do ensino médio, estabelecida pela polêmica Medida Provisória (MP) 746/16, e os possíveis reflexos da autorização de profissionais de outras áreas e especialistas "com notório saber" para darem aulas nas escolas.

aula_qmc_1aula_qmc_2


Créditos de fotos Camila Collato/Comunicação UFSC-Blumenau