Licenciandos em Matemática desenvolvem atividades inclusivas em escola da rede pública
No dia 11 de junho, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática participaram de uma atividade prática da disciplina Educação Inclusiva, ministrada pelas professoras Edilaine Aparecida Vieira, Fabiana Schmitt Corrêa e Renata Orlandi. A ação foi realizada na Escola de Educação Básica Dr. Max Tavares D’Amaral, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
A disciplina, que conta com 50% da carga horária destinada à Prática como Componente Curricular (PCC) e à Curricularização da Extensão, oportunizou aos estudantes a produção de recursos didáticos acessíveis, articulando os conteúdos matemáticos com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os materiais desenvolvidos incluem adaptações inclusivas de jogos já existentes, além da criação de recursos inéditos, voltados à promoção da aprendizagem de forma equitativa e participativa.
Essa ação está vinculada ao projeto de pesquisa “Formação de professores e a produção de conhecimento”, e evidencia as possibilidades de integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Aproximar a universidade da escola é uma estratégia essencial para a construção de uma formação docente crítica, sensível à diversidade e comprometida com a transformação social”, avalia a professora Edilaine.
Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da professora Edilaine Aparecida Vieira