O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Licenciandos em Matemática desenvolvem atividades inclusivas em escola da rede pública

12/06/2025 13:30

No dia 11 de junho, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática participaram de uma atividade prática da disciplina Educação Inclusiva, ministrada pelas professoras Edilaine Aparecida Vieira, Fabiana Schmitt Corrêa e Renata Orlandi. A ação foi realizada na Escola de Educação Básica Dr. Max Tavares D’Amaral, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A disciplina, que conta com 50% da carga horária destinada à Prática como Componente Curricular (PCC) e à Curricularização da Extensão, oportunizou aos estudantes a produção de recursos didáticos acessíveis, articulando os conteúdos matemáticos com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os materiais desenvolvidos incluem adaptações inclusivas de jogos já existentes, além da criação de recursos inéditos, voltados à promoção da aprendizagem de forma equitativa e participativa.

Essa ação está vinculada ao projeto de pesquisa “Formação de professores e a produção de conhecimento”, e evidencia as possibilidades de integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Aproximar a universidade da escola é uma estratégia essencial para a construção de uma formação docente crítica, sensível à diversidade e comprometida com a transformação social”, avalia a professora Edilaine.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da professora Edilaine Aparecida Vieira

Tags: Educação InclusivaExtensãolicenciaturaMatemática
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.