Comunidade acadêmica pode enviar sugestões para novo PDI da UFSC
Na tarde desta quarta-feira, 4 de setembro, foi realizada uma audiência pública para discutir os objetivos institucionais do Campus Blumenau para os próximos cinco anos. O evento faz parte do trabalho de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A audiência foi realizada no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
Estavam presentes o diretor do Gabinete, João Luiz Martins, e o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) Sérgio Luiz Ferreira. O professor João, que é ex-diretor da UFSC Blumenau, explicou porque é importante manter sempre um PDI atualizado. “Em breve passaremos por um novo processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação e, para isso, é de grande importância que tenhamos o nosso PDI atualizado”, disse, citando ainda que audiências setoriais como esta estão sendo realizadas também em outras unidades da UFSC.
O diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres, fez uma apresentação das etapas do planejamento institucional e mostrou quais delas já foram concluídas, que são: análise do ambiente; declarações de missão, visão e valores; e a definição dos temas estratégicos (áreas centrais e transversais). “Essa fase em que estamos agora, de audiências setoriais, é para definição dos objetivos institucionais. É olhar para o PDI atual e ver o que precisamos manter e o que pode ser melhorado para os próximos anos”, explicou.
A comunidade acadêmica presente na audiência fez diversas sugestões, entre elas a melhoria da divulgação da UFSC para a sociedade, a oferta de cursos e atividades para a terceira idade, a parceria com empresas e questões relacionadas à infraestrutura.
Como forma de ampliar a participação de todos, inclusive das pessoas que não participaram da audiência, a direção estará recebendo sugestões pelo e-mail até o dia 15 de setembro. É possível enviar contribuições sobre qualquer assunto, seja sobre processos, serviços ou o impacto que a UFSC gera na sociedade.
Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau