Nota da Direção: greve de docentes e TAEs

06/05/2024 13:22

A Direção do Campus de Blumenau da UFSC vem esclarecer a comunidade acadêmica sobre a greve de servidores Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação - TAE.

Na UFSC, os servidores TAE deflagraram greve a partir do dia 11 de março e os docentes a partir do dia 7 de maio, aderindo ao movimento nacional pela recomposição salarial, orçamentária e de melhores condições de trabalho.

A greve é uma manifestação legítima e prevista em lei (Lei 7783 de 28 de junho de 1989) e a adesão ou não à greve por parte do trabalhador é uma decisão individual, livre e amparada por decisão dos sindicatos das respectivas categorias (SINTUFSC e APUFSC Sindical).

Para minimizar as dúvidas e tensões naturais desse momento, informamos:

  1. não é prerrogativa da direção ou de qualquer instância administrativa decidir sobre a continuidade ou não das atividades em períodos de greve, visto que a adesão é uma escolha individual do servidor;
  2. é possível que algumas aulas sejam realizadas, enquanto outras não – os estudantes devem estar atentos aos comunicados de seus professores;
  3. é necessário haver compreensão para este momento particular, sendo que alterações parciais nos cronogramas de aulas são parte dos efeitos esperados de uma greve, bem como, futuras compensações de atividades;
  4. atividades de pesquisa e extensão, realização de eventos acadêmicos e outras iniciativas pré-agendadas, cabem às coordenações das atividades decidir individualmente ou coletivamente se elas serão realizadas ou canceladas/adiadas.

Pedimos que cada decisão de adesão à greve por parte de um docente venha acompanhada de ampla comunicação com as suas turmas, para que estes estejam cientes a respeito da interrupção de suas disciplinas e da previsão de retomada das atividades e reposições quando findar o movimento.

Informamos que a Direção do Campus Blumenau está à disposição para esclarecimento de dúvidas.

Blumenau, 06 de maio de 2024.

A Direção.

Tags: greveNota da Direção