Divulgado listão dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024
O listão dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 foi divulgado nesta quinta-feira, 11 de janeiro, em cerimônia na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina. A relação com o nome dos 4.426 classificados em primeira chamada está disponível em vestibularunificado2024.ufsc.br e em murais no hall da Reitoria da UFSC. O evento foi transmitido ao vivo pela TV UFSC.
Vinte candidatos foram homenageados no evento desta quinta: os cinco primeiros colocados em cada instituição participante, mais os melhores classificados oriundos de escola pública. No total, 26.040 pessoas estavam inscritas para fazer o Vestibular Unificado, 1.542 delas como candidatos por experiência. Das vagas oferecidas em 35 municípios catarinenses e em 200 cursos de graduação, 4027 foram ocupadas na opção 1 e 399, na opção 1A, totalizando 4426 candidatos classificados em primeira chamada. Outros 12.068 foram aprovados, mas não classificados.
O Vestibular Unificado contou com 5.708 isenções do pagamento de taxa de inscrição deferidas. No total, 980 candidatos isentos foram classificados em primeira chamada. As matrículas para os provados começam no dia 17 de janeiro, no caso dos novos alunos da UFSC. A etapa de matrícula será única, já com envio de documentação para todos os aprovados. O prazo se encerra no dia 22 de janeiro.
Na sexta-feira, 12 de janeiro, começa processo de Reopção de curso, no qual serão disponibilizadas as vagas remanescentes do Vestibular. Poderão participar do processo os candidatos que compareceram aos dois dias de prova do Vestibular e que não foram classificados em primeira chamada.
Matrícula
Começa nesta quarta-feira, 17 de janeiro, o processo de matrícula dos aprovados para cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024. Todos os candidatos classificados, dentro dos limites das vagas oferecidas por cada curso de graduação, para o 1° e 2º semestres letivos de 2024, deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente de forma online, realizando a solicitação e o envio dos documentos comprobatórios, sob pena de perda da vaga, até 22 de janeiro.
É obrigatório na matrícula o envio da documentação de forma digitalizada e observando as instruções constantes no site do sistema de matrículas e na Portaria Conjunta nº 01/PROGRAD/PROAFE/UFSC. Os ingressantes pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar a documentação necessária para a validação juntamente com os demais documentos. Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentos originais e legíveis, em formato PDF, JPG, PNG ou MP4 com tamanho máximo 5 MB.
Para efetuar a solicitação de matrícula o candidato deve acessar o Sistema de Matrícula – https://cagr.sistemas.ufsc.br/calouros. Ao efetuar login deve ser preferencialmente clicado o botão “Entrar com gov.br”. Caso não possua cadastro no Gov.br, seguir os procedimentos do site para o cadastro. Ao acessar o Sistema de Matrícula, o candidato deverá efetuar todos os passos indicados pelo sistema, relativos à sua categoria, para concluir a solicitação de matrícula.
Os classificados para o segundo semestre também devem informar se desejam antecipar seu ingresso para o primeiro semestre, no termo de opção disponível. O primeiro edital de remanejamento, com a lista dos candidatos que tiverem o ingresso antecipado para o primeiro semestre, será publicado em 9 de fevereiro; o segundo edital sai no dia 8 de março. Vale ressaltar que o candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado, perderá o direito de ingresso no curso.
Confira os documentos para todos os aprovados:
1 – Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Vestibular. Estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal;
2. Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior. Caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido por Conselho Estadual de Educação;
3. Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
4. Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
5. Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC);
6. comprovante de vacinação contra a Covid-19 (serão aceitos como comprovante o certificado de vacinação emitido pela plataforma Conecte SUS ou comprovante/caderneta/cartão/passaporte de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira, com dados legíveis e correta identificação do portador). Candidatos com contraindicação para a vacina contra Covid-19 deverão apresentar atestado médico justificando a contraindicação, com informações médicas precisas a esse respeito.
Ações afirmativas
A documentação e as orientações necessárias para todas as categorias de ações afirmativas estão disponíveis na página Se Liga nas Cotas.
Em caso de dúvidas, podem ser contatados os seguintes e-mails:
• Autodeclaração de renda: ;
• Autodeclaração de pretos, pardos e negros: ;
• Autodeclaração de indígenas: ;
• Autodeclaração de deficiência: ;
• Declaração ensino médio em escola pública:
Todos os classificados por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas deverão apresentar, juntamente com os documentos para validação, o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio comprobatório de haver cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública brasileira. Caso o candidato tenha obtido o certificado utilizando a nota do Enem ou do ENCCEJA, ou pelo Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverá realizar opção declarando que cursou o ensino médio em escola pública, disponível no Sistema de Matrícula.
A análise e validação das autodeclarações da primeira chamada serão realizadas de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e o resultado será enviado por e-mail. Em caso de indeferimento, os candidatos poderão solicitar recurso da decisão seguindo os passos apontados no artigo 16 da portaria de matrícula até dois dias úteis depois de comunicada a decisão. Os resultados serão publicados no site da Coordenadoria de Validações, em até sete dias.
Próximas chamadas
As vagas que não forem ocupadas pelos classficados da primeira chamada serão destinadas para candidatos que ocupem as primeiras posições na lista de espera. O edital de segunda chamada será publicado no dia 26 de janeiro – com a matrícula sendo realizada de 26 a 29 de janeiro.
A terceira chamada será divulgada em 15 de fevereiro, e a quarta chamada está agendada para 22 de fevereiro.
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