‘Acolhe UFSC’ convida profissionais para integrarem projeto com acolhimento psicossocial voluntário
A Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Acolhe UFSC) convida psicólogas e psicólogos, estudantes de Programas de Pós-Graduação da UFSC e egressos que estejam aptos a participar do projeto de extensão “Acolhimento psicossocial à comunidade UFSC em tempos de Pandemia da Covid-19”. Uma reunião para apresentar o projeto e esclarecer dúvidas ocorrerá na sexta-feira, 23 de abril, às 16h, por meio do Google Meet.
A participação é voluntária e fundamental para que a Comissão possa organizar e oferecer acolhimento aos membros da comunidade universitária que estão ou tiveram Covid-19, perderam pessoas queridas nesse período, ou estão sofrendo com impactos do distanciamento social, estudo ou trabalho remoto durante a Pandemia.
O convite é direcionado a psicólogos clínicos ou psicólogos de equipes de gestão dos casos, com experiência clínica prévia, que possam dedicar, no máximo, quatro horas por semana ao projeto. Por meio do projeto, espera-se poder oferecer acolhimento à comunidade universitária por profissionais da psicologia vinculados à UFSC ou não, via referenciais da psicoterapia breve, da saúde mental coletiva e da atenção psicossocial, realizado de maneira remota.
Os interessados em contribuir que não puderem participar da reunião poderão entrar em contato pelo e-mail . A equipe do Acolhe UFSC solicita que informem a respeito da experiência clínica e de seu interesse em participar do projeto. Em seguida, será enviado um formulário de inscrição.
O chamamento foi feito por meio de uma carta aberta, assinada por Ana Marsilac, Cor Lima, Daniela Schneider, Jeferson Rodrigues e Letícia Duarte, membros da Comissão. Na carta, o grupo conclama aqueles que fizeram parte de sua formação profissional na UFSC a especialmente oferecerem sua solidariedade com a comunidade universitária. “Neste momento mais do que nunca, no segundo ano desta situação da Covid-19, onde já se somam mais de 350 mil mortos, estamos expostos a situações críticas de adoecimento, insegurança é fundamental preservarmos nossa saúde mental! A Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica foi criada nesse sentido, mas precisa do seu apoio! Os números de afastamento do trabalho e queixas de sintomas de adoecimento mental estão muito altos, nossos dados vêm mostrando o aumento da intensidade do sofrimento psíquico. Para resistir, viver, refletir e elaborar essas dores que nos atravessam, pedimos sua ajuda, porque você está implicado com essa Universidade!”
Mais informações:
Acolhe UFSC
Fonte: Notícias UFSC