Seminário de Matemática – “Verificação automática de teoremas”

10/04/2017 14:56

O curso de Licenciatura em Matemática retoma, nesta quinta-feira (13/04), os ciclos de Seminários de Matemática. Para essa semana, o Prof. Dr. Jorge Deolindo  (UFSC – Blumenau) irá falar sobre o tema "Verificação automática de teoremas". O evento acontece às 13h30, na sala B118 (LEMA), sede acadêmica. Para participar o aluno deverá fazer inscrição no link http://inscricoes.ufsc.br/palestra-13-slash-04-slash-2017 para ter direito ao certificado.

Sobre o tema

Conhecemos os algoritmos da divisão para números inteiros e para polinômios em uma variável. Será então que existe um algoritmo similar para polinômios em várias variáveis? A resposta é sim! Intimamente relacionado com esse algoritmo está o conceito de Bases de Grobner responsável por grandes avanços na Teoria de Anéis. Como aplicações da teoria iremos abordar o problema da coloração de mapas e expôr uma estratégia para verificar a validade de teoremas de Geometria Euclidiana e a validação de construções em Origamis como a trissecção de um ângulo.

Saiba mais sobre os Seminários de Matemática

Realizados desde 2016, os Seminários têm como objetivo divulgar os estudos e pesquisas dos docentes do curso, integrando e divulgando conhecimentos entre professores e alunos. Acesse o site http://matematica.blumenau.ufsc.br/seminarios/ e conheça os temas que foram tratados nas edições anteriores.