UFSC Blumenau celebra Dia da África com diversas atividades culturais

19/05/2023 14:18

Atualizada em 23/05/2023 às 13h32

No dia 25 de maio, é comemorado o Dia da África, data que marca o aniversário de fundação da Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana. Neste dia, em 1963, 32 chefes de estados africanos reuniram-se em Addis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e da apartheid. Para celebrar a data, a UFSC Blumenau promove, nos dias 25 e 26 de maio, diversas atividades culturais. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

A programação do evento contará com um jogral sobre a África, exibição de um documentário seguido de uma palestra, Intervalo Cultural temático, desfile e atividades de recreação, com músicas e danças. Além disso, o Restaurante Universitário (RU) também incluirá pratos típicos africanos nos dias do evento.

Karine Lopes, agente cultural da UFSC Blumenau, conta que a ideia de realizar o evento partiu dos próprios alunos africanos que estudam aqui. Em abril, eles enviaram uma carta ao Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) solicitando apoio institucional para a realização do evento. “O NAE então nos acionou e a Direção do campus prontamente abraçou a ideia, já que trata-se de uma data bem importante para esses estudantes”, conta.

Arlindo Udé Ié, aluno do curso de Licenciatura em Matemática e representante dos estudantes na organização do evento, conta que, para eles, os chefes de estado presentes naquela reunião são verdadeiros líderes e heróis africanos. “Eles se uniram para defender a África em seu todo, com o intuito de que o continente não dependesse mais da Europa para sobreviver, e que os recursos naturais fossem utilizados para o bem do povo africano”, conta.

O estudante conta ainda que essa é uma importante data de reflexão para todos os africanos. “Nos faz lembrar e repensar, não apenas nas comemorações e eventos, mas refletir, sobretudo, sobre as ideias desses líderes e verdadeiros heróis que sofreram golpes e foram assassinados pelos europeus por terem brilhantes ideias para unificar a África. Acredito que eles serão sempre lembrados pelos seus planos e oxalá que esse sonho um dia seja concretizado”, acrescenta Arlindo.

As atividades serão realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Os participantes do evento receberão certificado, validável como horas complementares. Para receber seu certificado, faça sua inscrição clicando aqui.

Confira abaixo a programação completa:

25 de maio - Quinta-feira
9h - Abertura do evento
9h30 - Jogral sobre a África
9h40 - Documentário e Palestra: O que não se fala sobre a África

26 de maio - Sexta-feira
11h às 13h30 - Culinária típica de Guiné-Bissau no RU (caldo de mancarra)
12h30 - Intervalo Cultural
14h - Desfile
14h30 - Recreação: músicas e danças (quizomba, kuduru, a dança da família, gumbé, afro)
16h - Confraternização
16h30 - Encerramento

29 de maio - Segunda-feira*
11h às 13h30 - Culinária típica de Angola no RU (calulu de carne seca)

*Devido a um imprevisto com a equipe do RU, prato que seria servido na quinta-feira, foi transferido para a próxima segunda.

Tags: Dia da Áfricaevento