Atividades do Novembro Negro promovem educação antirracista por meio de arte e cultura

05/12/2022 10:34

Durante o último mês, o Campus Blumenau realizou diversas atividades que integraram a programação do Novembro Negro da UFSC, que teve como objetivo promover uma educação antirracista e potencializar relações étnico-raciais baseadas no reconhecimento e no respeito das diferenças entre as pessoas. O evento contou com a colaboração de estudantes e servidores, bem como de artistas do Coletivo Colmeia.

A primeira atividade, realizada no dia 23 de novembro, foi a exibição do filme Medida Provisória, seguida de um debate entre os participantes, mediado pelos convidados Luiz Herculano (brasileiro, professor do IFSC e doutor em Língua Portuguesa) e Juvinal Domingos da Costa (bissau-guineense, mestrando em História pela Udesc), que pesquisa a resistência ao colonialismo português no Arquipélago dos Bijagós na Guiné Bissau.

No dia 25, foi realizado um Intervalo Cultural temático, em celebração a cultura afro-brasileira, com performances de música, dança e poesia de matriz africana interpretados por estudantes do campus. Já no dia 29, foi realizada uma live com a professora Francis Tourinho, com o tema “Novembro Negro e a sociedade que não olha além do que os olhos podem ver”. A live está disponível na íntegra no Instagram da UFSC Blumenau (@ufscbnu).

Fechando a programação, na última quarta-feira, 30 de novembro, foi realizado um sarau de lançamento do livro Direito, comunicação e cidadania: intersecções étnico-raciais, de autores vinculados a diversas instituições de ensino superior (UFSC, IFSC, FURB, UNILAB E Unisociesc), que desenvolvem coletivamente ações antirracistas. O sarau contou com performances do grupo Maracatu Capivara, do Movimento de Capoeira Canto com Axé e artistas visuais, configurando-se como uma Polinização do Coletivo Colmeia (@coletivocolmeia), formado por artistas blumenauenses.

Além dos eventos, o Novembro Negro na UFSC Blumenau também contou com duas exposições fotográficas. A aluna Victória Gattás aprovou as atividades realizadas pelo campus para promover o debate sobre o combate ao racismo. “O uso da arte como aliada no enriquecimento do conceito de racismo no imaginário daqueles que fizeram parte das ações do Novembro Negro foi um valiosíssimo acerto na escolha das estratégias adotadas para abordar o tema”, disse.

Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional

Em meio às atividades do Novembro Negro, o Conselho Universitário aprovou, em reunião realizada na última terça-feira, 29 de novembro, a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional – um conjunto de normas, divididas em sete capítulos, que orienta desde a identificação de atos discriminatórios até a forma de denúncias, encaminhamentos e acolhimento das vítimas. Para mais informações, clique aqui.

UFSC Antirracista e Antinazista

Ainda como forma de reforçar seu posicionamento contra preconceitos e violências, a Universidade  lançou em novembro a campanha UFSC Antirracista e Antinazista, que estimula toda a comunidade universitária a combater o racismo e o nazismo na instituição, bem como a denunciar casos que se tenha conhecimento. Para mais informações sobre a campanha, clique aqui.

Confira abaixo mais fotos do Novembro Negro na UFSC Blumenau:

Tags: antirracismoeventoNovembro NegroUFSC Antirracista e Antinazista