UFSC Blumenau realiza formaturas do semestre 2022.1 com 42 participantes

21/11/2022 17:20

No último sábado, dia 19 de novembro, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou as formaturas do semestre letivo de 2022.1. As cerimônias contaram com a participação de 42 formandos, agora egressos de cinco cursos de graduação, e foram realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Cerca de 180 convidados acompanharam cada uma das solenidades.

As cerimônias contaram com a presença do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, do diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres, além de familiares e amigos dos formandos. Às 15h, foi realizada a formatura dos cursos de Engenharia de Materiais, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Já às 19h, foi a vez dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Têxtil.

O diretor da UFSC Blumenau falou sobre a qualidade do ensino ofertado, ressaltando o trabalho dos docentes e dos técnicos-administrativos, já que o quadro de servidores do campus ainda não está completo. “Entregamos o que há de melhor em qualificação existente no Brasil. Sintam-se preparados para os novos desafios porque vocês estão. A universidade deu as bases fortes para vocês construírem uma bela carreira. Lembrem que o conhecimento é algo que deve estar sempre em construção, então sigam estudando e se aperfeiçoando. Observem o mundo a sua volta, respeitem opiniões contrárias, trabalhem para melhorar o mundo e lembrem-se sempre de buscar a felicidade”, finalizou Adriano.

O reitor da UFSC reafirmou em seu discurso que sua gestão está comprometida com as necessidades dos campi e que a UFSC trabalha para ampliar as políticas de assistência estudantil e permanência. O professor Irineu também cumprimentou os formandos pela conquista. “Sabemos das dificuldades que vocês enfrentam para finalizar um curso de graduação e do esforço necessário para isso. As formaturas são momentos de muita alegria, onde podemos prestar contas à sociedade, entregando profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional e nacional”, disse.

Currículo 100% UFSC

Felipe e seu orientador, professor Claudio Michel Poffo

O formando do curso de Engenharia de Materiais Felipe Martina André ingressou no curso em 2016.1. Vindo de escola pública, ele conta que sua trajetória na UFSC Blumenau foi cheia de altos e baixos. “Como sempre estudei em escola pública, eu não tinha a base que os professores esperam que a gente tenha”, conta. Morador do bairro Garcia em Blumenau, Felipe conta que sempre quis estudar em uma universidade federal e, quando a UFSC iniciou as atividades no Campus Blumenau, viu uma oportunidade de tornar esse sonho realidade sem precisar se mudar para outra cidade. “Eu já pensava em fazer Engenharia, mas só tive interesse na Materiais depois que abriu a UFSC aqui em Blumenau”, revela.

Felipe já iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da UFSC de Florianópolis. Ele vai para a capital apenas para acompanhar as aulas presenciais, já que sua pesquisa está sendo desenvolvida aqui na UFSC Blumenau, sob orientação do professor Claudio Michel Poffo, que também o orientou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para o futuro, Felipe planeja ingressar no doutorado. “Pretendo fazer minha carreira acadêmica toda na UFSC. Todos sabem que o nome da universidade tem um peso diferente no currículo”, completa.

Superação e evolução

Fabiane e família

A agora engenheira têxtil Fabiane Gomes de Oliveira é de Araçatuba, interior do estado de São Paulo. Grande parte de sua família veio prestigiar a formatura. Ela conta que a ideia inicial era fazer a faculdade de Moda, mas devido a formação mais ampla na área ela decidiu vir fazer Engenharia Têxtil na UFSC Blumenau, ingressando no semestre 2016.2. “O início do curso foi bem difícil, eu não tinha base nenhuma e cheguei a reprovar em algumas disciplinas”, conta.

Apesar das dificuldades, ela não desistiu. Ao longo do curso foi se superando e evoluindo, a ponto de chegar a ser monitora de Física II por dois semestres seguidos. “Para quem tinha reprovado em Física I no início do curso, foi um grande avanço”, lembra a engenheira. Durante o curso, Fabiane estagiou na Karsten e agora, após a formatura, está de mudança para o Rio de Janeiro, onde já está contratada para atuar em uma indústria do ramo têxtil.

As duas cerimônias foram transmitidas ao vivo e as gravações estão disponíveis no canal da UFSC Blumenau no YouTube. As próximas formaturas, dos concluintes do semestre 2022.2, estão previstas para o dia 25 de março de 2023.

Confira abaixo mais fotos das formaturas:

Tags: colação de grauformaturaformatura presencial