UFSC Blumenau realiza Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica da OBMEP

28/09/2022 10:03

No último sábado, dia 24 de setembro, 54 crianças e 11 professores de diversas cidades de Santa Catarina participaram do Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), voltado para estudantes da educação básica que já receberam alguma medalha. O evento foi realizado pelos professores André Vanderlinde da Silva, Felipe Vieira, Louise Reips e Rafael Aleixo de Carvalho do Departamento de Matemática da UFSC Blumenau, que coordenam projetos de extensão vinculados à OBMEP, e foi financiado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A partir das 8h30 as crianças chegaram no campus para retirada de seus kits, e foram encaminhadas para a palestra de abertura "Construindo números com régua e compasso", com o professor Márcio de Jesus Soares. Na sequência, elas foram separadas em duas oficinas, uma intitulada "Geometrias: a euclidiana e um pouco mais" com o professor André Vanderlinde da Silva, e a outra, "As órbitas planetárias e as elipses: explorando as leis de Kepler" com o professor Eslley Scatena Gonçales.

Durante a tarde, todos os participantes assistiram à palestra com a estudante do curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau, Jhuliene Cristina Seger, intitulada "Problemas do Milênio: como ganhar 1 milhão de dólares estudando Matemática", e encerraram o dia ouvindo sobre "Números grandes: como eles governam nosso universo?" com o professor Renan Gambale Romano.

O professor Felipe Vieira conta que, além de aproveitarem um dia inteiro dedicado à Matemática, suas belezas e aplicações, as crianças puderam conhecer um pouco do dia a dia do Campus Blumenau da UFSC, pois o almoço foi oferecido no Restaurante Universitário (RU). “Um evento desse tipo propicia às crianças um olhar diferenciado da Matemática, com uma perspectiva muito mais curiosa e instigante, diferente do que estão acostumados nas escolas. Além disso, é muito recompensador ter o apoio do IMPA para a realização desse encontro, visto que todos estamos engajados em estimular essas crianças a seguirem a carreira acadêmica na área. Aliás, ao trazê-las para conhecer o Campus da UFSC em Blumenau, estamos indicando que há um caminho natural e de muita qualidade que elas podem seguir ao se interessarem por trilhar um caminho científico”, avalia o coordenador.

Um dia diferente

“Amei o lugar, super acolhedor, os professores muito bons, a comida estava uma delícia, aprendi muito com as palestras e oficinas, super organizado e orientado. Enfim, adorei o dia”, disse a aluna Luana Pires Colonetti. Já o participante Luigi Ronsani conta que a viagem foi divertida e com muito aprendizado. “As palestras trouxeram assuntos interessantes, que prenderam minha atenção. Adorei a oficina sobre as órbitas dos planetas, conseguimos aprender um pouco como funciona o nosso sistema solar. Mesmo sendo ciências diferentes, Astronomia e Física, ainda assim se conectam com a Matemática. Essa viagem me fez ampliar minha visão sobre a Matemática”, disse Luigi.

Arthur Laguna Cruz da Silva conta que participar do evento foi uma experiência muito educativa e diferente do que ele estava acostumado. “Mesmo que algumas coisas das palestras eu não tenha entendido, ainda assim consegui aprender bastante, e agora eu tenho mais interesse do que eu achei que poderia ter pela Matemática. Com certeza essa foi a melhor viagem que eu já fiz!”, disse o estudante. Já o aluno Eduardo Zanivan relata que aprendeu várias coisas e revisou alguns conteúdos. “Todos os professores foram muito atenciosos e o que mais me interessou foram as oficinas de Física e Astronomia, estudando Matemática de forma aplicada”, conta Eduardo.

Por fim, a professora Karine Luiz Calegari Mrotskoski, que já participou do OBMEP na Escola em outros anos, resume um pouco do que foi o evento. “Foi um sábado para estudar Matemática, conhecer algumas de suas aplicações em oficinas, encontrar pessoas que gostam desta ciência. Experiências como esta criam um espaço de conhecimento e interação, mostram aos estudantes que podem chegar mais longe por meio da educação e motivam os professores a buscarem novas metodologias de ensino”, avalia.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações e fotos do professor Felipe Vieira

Tags: ExtensãoMatemáticaOBMEPPICSala das Olimpíadas de Matemática