Aluna de Engenharia de Materiais apresenta trabalho em evento internacional na Bolívia

28/09/2022 15:19

A aluna Luciane Rodrigues Adorno, da 9ª fase do curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau, apresentou seu trabalho de pesquisa no XXIX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O evento foi realizado de 7 a 9 de setembro, na Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, em Sucre, na Bolívia.

Este ano o evento teve como tema “Geração de conhecimento com integração científica, acadêmica, tecnológica e cultural para a justiça, a liberdade e o bem-estar de nossos povos” e contou com a apresentação de trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação, professores em formação e bolsistas de pesquisa do Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Luciane foi a representante da UFSC na área de Ciências Exatas e da Terra. Ela foi selecionada para representar a universidade pois teve o trabalho de pesquisa mais bem avaliado nessa categoria no Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC). Além dela, outros três graduandos da UFSC Florianópolis também tiveram seus trabalhos selecionados para o evento.

A futura engenheira apresentou o trabalho intitulado Processamento e caracterização microestrutural de alumínio deformado plasticamente: análise do incremento de nanoplacas de grafeno por forjamento de dobras acumulativas, orientado pelo professor Márcio Roberto da Rocha. O projeto é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC.

Luciane explicou como realizou sua pesquisa. “Busquei fabricar um nanocompósito e analisar o comportamento do alumínio e da inserção de nanoplacas de grafeno por um novo método, que é o forjamento por dobras acumulativas, que nada mais é do que dobrar um material e prensar repetidas vezes. Utilizei a folha de alumínio como material base, sobre ela adicionei uma solução de nanoplacas de grafeno, dobrei a folha mantendo a solução na parte interior e prensei em 30 toneladas. Repeti isso por 30 ciclos e entre cada etapa fiz um tratamento de recozimento levando as amostras em forno à 200°C por 1 hora. Além disso, processei pelo mesmo método o alumínio puro para fazer as devidas comparações”, conta a graduanda.

Como resultado, ela obteve um material com grande refino estrutural, melhores propriedades mecânicas e o novo método mostrou grande potencial para incorporar grandes frações de agente de reforço na matriz metálica. “Foi uma pesquisa extensa, pois cada ciclo é demorado devido aos passos intermediários e trabalhei com mais de 45 amostras. Porém, nada é mais gratificante do que fazer pesquisa na prática e estudar um novo método com grande potencial para melhorias de produtos e processos”, avalia Luciane.

A estudante entusiasmada pela pesquisa científica também conta como foi para ela representar a UFSC em um evento internacional. “Foi gratificante e uma honra poder apresentar meu trabalho e representar a área em um evento desse porte. Tive a oportunidade de obter conhecimentos acerca das mais diversas pesquisas realizadas na América Latina, o que contribuiu muito para o meu desenvolvimento como pesquisadora e aluna”, avalia. “Agradeço à UFSC pelo fomento à pesquisa e por incentivar cada vez mais meninas/mulheres na ciência, bem como ao meu orientador, por todo o suporte e confiança depositados em mim para obter essas conquistas”, conclui Luciane.

Fotos: arquivo pessoal

Tags: AUGMEngenharia de MateriaiseventoPesquisaPropesq