Estudantes de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau realizam Ciência no Parque

27/09/2022 15:42

No último sábado, dia 24 de setembro, o Parque Ramiro Ruediger recebeu estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau para a realização do Ciência no Parque. Ao todo, 12 futuros(as) professores(as) participaram da ação, que fez parte do projeto de extensão "A caminho da escola e de outros espaços que possibilitem o processo de ensino-aprendizagem e a divulgação científica", coordenado pela professora Keysy Solange Costa Nogueira.

Durante o evento foram realizados diversos experimentos, como extração do DNA do morango, pilha de limão, eletrólise, como encher um balão sem soprar e torre de densidade. Além disso, foram compartilhadas com os visitantes do parque informações sobre os cursos de Química da UFSC Blumenau.

A professora Keysy conta que chamou a atenção o fato de que os adultos tinham mais interesse nos experimentos. Além disso, alguns jovens demonstravam conhecer conceitos básicos de Química, o que chamou a atenção dos(as) futuros(as) professores(as). “Considero que a vivências em atividades como essa contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos inerentes à docência. Além disso, leva os(as) licenciandos(as) a pensarem em diferentes formas de explicar um mesmo conteúdo para diferentes públicos, como crianças, jovens e adultos”, avalia a coordenadora.

Maryanna Sanches Carneiro, que está no 7º semestre do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau, foi uma das participantes do evento. “Foi minha primeira experiência em divulgação científica fora da universidade e superou todas as minhas expectativas. No parque tivemos bastante crianças interessadas e foi um desafio explicar os experimentos para eles, mas muito gratificante também. Acho que foi um evento muito importante para comunidade externa da universidade”, avalia a futura professora.

Essa foi a segunda edição do Ciência no Parque, a primeira ocorreu em 2019, antes do início da pandemia. “O que eu e os(as) licenciandos (as) em Química percebemos é que seria fundamental que o evento acontecesse todos os anos, para que o público conhecesse o evento e também a UFSC”, finaliza Keysy.

Tags: Ciência no ParqueExtensãolicenciaturaQuímica