Equipe formada por alunos da UFSC Blumenau conquista prêmio em maratona sobre energias renováveis

25/05/2021 16:45

A equipe Green Power, formada por alunos do Campus Blumenau da UFSC, conquistou o terceiro lugar no HackaPower, uma maratona virtual onde equipes de todo o país desenvolveram soluções tecnológicas para desafios de energia renováveis. O evento foi realizado no último final de semana, de 21 a 23 de maio, e reuniu 107 participantes de 24 equipes.

Incentivados por professores do campus, os estudantes Cecília Vargas Gonçalves, Fabricio Roskowski, Guilherme Schlindwein Matiola, Klaus Dieter Kupper e Letícia Marques Bauler, todos do curso de Engenharia de Controle e Automação, apresentaram uma solução na linha do biogás, que ainda é pouco utilizado no Brasil. A equipe propôs a criação de um selo de produtor sustentável, que seria dado a indústrias do agronegócio que seguem as normas para descarte adequado dos resíduos e produção de biogás.

Cecília conta que a proposta surgiu em um brainstorming entre os integrantes do grupo, mas que a princípio ela foi deixada de lado. “A ideia do selo foi uma das primeiras que surgiram, mas um dos ministrantes das oficinas que participamos disse que 5% do trabalho era a ideia e 95% a execução. Então fomos pensando em outras soluções, mas no final a gente percebeu que o selo era uma ótima ideia e que nenhum dos outros grupos estava falando sobre isso”, relata.

A aluna também conta que essa foi a primeira vez que ela participa de uma maratona como essa. “No início eu estava bem insegura. Mas quando começamos a ter contato com empresários e eles nos incentivaram, deu aquele impulso de continuar. E mesmo que não tivéssemos ganhado, eu saí do evento com outra percepção de inovação e de como o mundo dos negócios começa. Nós não tínhamos nenhuma experiência com os desafios abordados e foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento”, avalia Cecília.

Confira a apresentação completa da Green Power no vídeo abaixo:

Com a conquista do terceiro lugar, a Green Power recebeu uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil. Para conhecer as outras soluções apresentadas durante a maratona, clique aqui.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da Unijuí, promotora do evento)

Tags: engenhariainovaçãomaratonapremiação