Covid-19: Orientações gerais para o Campus Blumenau – Prevenção e o que fazer em caso de sintomas

16/03/2020 16:34

Atualizada em 1/04/2020

Diariamente as informações e os números sobre o novo coronavírus estão sendo atualizados pelas autoridades em saúde. No entanto, algumas informações não mudam, que são as formas de se prevenir contra a contaminação do vírus.

Lavar as mãos, evitar aglomerações, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, higienizar mãos e objetos pessoais com álcool em gel passaram a ser atitudes obrigatórias para todos os cidadãos.

As principais orientações relacionadas à higiene pessoal são:

• Lavar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão com frequência;
• Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos de uso pessoal e superfícies tocados com frequência.

Foto: Marcelo Martins

Onde procurar atendimento em Blumenau

Em Blumenau, a Prefeitura Municipal montou dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos do Coronavírus: um na Policlínica Lindolf Bell, no bairro Itoupava Norte (em frente à rodoviária) e um no Setor 3 do Parque Vila Germânica, no bairro Velha. Nas duas unidades, os atendimentos acontecem das 7h às 19h.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir até um desses ambulatórios. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.

Além disso, a Prefeitura também disponibilizou um atendimento on-line para o esclarecimento de dúvidas sobre o novo Coronavírus, via Whatsapp, pelo número (47) 99935-3561, e por meio do telefone 156, opção 1.

O Ministério da Saúde também disponibiliza um telefone para esclarecimento de dúvidas, o Disque Saúde, por meio do número 136. A ligação é gratuita de qualquer lugar do Brasil, de telefone fixo ou celular.

Redução do contato social: seja responsável e solidário!

Neste momento, é imprescindível que cada um se conscientize da importância de evitar o contato social. Ficar em casa, não frequentar bares, restaurantes, cinemas e locais com grande circulação de pessoas é a única forma de evitar a disseminação da doença. Mesmo pessoas que não apresentem sintomas da doença devem evitar aglomerações, uma vez que já foram registrados casos positivos assintomáticos.

Foi pensando nisso que a UFSC suspendeu as aulas em todos os campi: para que a comunidade acadêmica fique em suas casas, evitando o contato com outras pessoas. Cada um é responsável por ações para se manter saudável e impedir a transmissão da doença!

Onde se informar

Sempre que for procurar informações sobre o coronavírus, busque os canais oficiais das Secretarias de Saúde municipais, Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Não compartilhe informações de fontes desconhecidas. Elas podem conter informações incompletas e/ou erradas, que podem colocar em risco a saúde das pessoas. Neste site, é possível acompanhar em tempo real as notificações de casos da doença.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação da UFSC Blumenau)


Fontes:

https://www.blumenau.sc.gov.br
http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus
https://www.saude.gov.br

Tags: Coronavírusprevençãosaúde