UFSC lança selo comemorativo de aniversário de 60 anos

19/12/2019 14:29

O ano de 2020 marca as comemorações pelos 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que começam a ser comemorados desde já. A marca comemorativa, criada pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) foi lançada no evento de aniversário dos 59 anos, em formato de vídeo. Confira abaixo a apresentação da campanha “UFSC – 60 anos de Excelência | 1960 – 2020”.

Saiba mais sobre a marca

Criado pela equipe da Coordenadoria de Design e Programação Visual da Agecom, o selo em alusão aos sessenta anos da UFSC traz, em sua composição, símbolos da instituição, e elementos que identificam a Universidade. A composição traz claras referências à bandeira da UFSC: suas cores (azul e amarelo) e o círculo presente em seu centro.

O principal objetivo, segundo o coordenador Airton Jordani, “é evidenciar a excelência da Universidade durante este período, em uma homenagem que ressalta seu amadurecimento enquanto instituição de ensino superior, sem esquecer de sua história, nem tampouco do futuro promissor que se avizinha”, ressalta.

Bandeira da UFSC.

Oficializada em 1976, pelo reitor da Universidade à época, Roberto Mündell de Lacerda, por meio da portaria Nº 266/76, a bandeira foi criada em 1971 pelo artista Hassis, e consiste em uma área retangular azul (que simboliza o Universo), que tem ao centro uma circunferência amarela (que representa o Sol, o centro das energias e, em última análise, o campus universitário.

Dentro do elemento circular apresentam-se dois Us graficamente posicionados para cima e para baixo, unidos. O próprio Hassis descreveu este grafismo como “um centro de energia viva, em que suas linhas contínuas cruzam o mesmo ideal, daí a ponte para o relacionamento humano, universidade aberta, consciência, comunidade e desenvolvimento”.

“A concepção do selo, em resumo, buscou inspiração nas origens da UFSC e de seus símbolos hoje tão presentes no cotidiano da instituição, baseando-se, assim, na metáfora de Aloisio Magalhães que apresenta a história como um estilingue: quanto mais se puxa o elástico para trás, mais longe se alcançará”, salienta Airton Jordani.

Quem foi Hassis?

Hiedy de Assis Corrêa – ou, simplesmente, Hassis – nasceu em Curitiba/PR, em 1926, tendo se radicado em Florianópolis, ainda criança. Teve uma marcante carreira como artista visual, pintando registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense.

Iniciou sua carreira de ilustrador trabalhando com Aníbal Nunes Pires e Salim Miguel. Nas décadas de 1940 e 50, contribuiu com o movimento literário e artístico conhecido por “Grupo Sul”. Hassis foi, durante mais de duas décadas, responsável pela decoração de carnaval dos principais clubes de Florianópolis, sendo a mais tradicional a do Clube 12 de agosto. Além disso, desenvolveu diversos murais que foram instalados em locais como o Aeroporto Hercílio Luz, Museu do Contestado, Agência do Banco do Brasil na cidade do Porto, em Portugal, entre outros.

A partir de 1944 trabalhou em publicidade, símbolos, logotipos, cartazes, capas de revista e livros. Foi ilustrador, desenhista e pintor autodidata. Hassis foi também cineasta, escultor, fotógrafo e artista gráfico. Trabalhou, durante muitos anos, na Imprensa Universitária da UFSC, onde foi responsável pela criação de cartazes, capas de livros e diversos outros materiais impressos.

Conheça seu trabalho no site http://www.fundacaohassis.org.br/.

Tags: ufscUFSC 60 anos