UFSC divulga Calendário Acadêmico para 2020

12/12/2019 19:07

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou o Calendário Acadêmico de 2020. O Calendário foi aprovado pelo Conselho Universitário em sessão ordinária no dia 26 de novembro, em razão da greve estudantil no segundo semestre deste ano. Como especificado na ocasião, o semestre letivo 2020.1 terá início em 4 de março de 2020, enquanto os regimes acadêmicos da Pós-Graduação terão início em 2 de março.

Confira como fica o calendário para 2020:

JANEIRO

6 Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina – Início do Internato Médico – primeiro semestre.
17 SeTIC – Disponibilizar relatórios, formulários, declarações e autodeclarações, visando à matrícula inicial do Vestibular UFSC/2020 e da Seleção UFSC/SISU/2020, proporcionando ainda as chamadas complementares.
20 a 23 DAE e Coordenadorias – Matrícula inicial de calouros – Vestibular 2020 – Período para matrícula on-line de todos os candidatos classificados conforme edital da COPERVE, em 1ª Chamada.

Dia não letivo: 
01 – Confraternização Universal

Observação: Poderão ocorrer períodos especiais de matrícula para ingressantes pelo SISU/MEC, conforme cronograma do MEC.

 

FEVEREIRO

03 Colégio de Aplicação – Início do período letivo (sem alunos).
03 Coordenadorias – Término do prazo para devolução ao DAE dos processos de colação de grau deferidos referentes aos formandos do segundo semestre para registros dos diplomas.
03 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Início do primeiro período letivo para os alunos ingressantes até 2017.2.
03 Coordenadorias – Data máxima para divulgação dos planos de ensino referentes ao primeiro semestre letivo de 2020 aprovados pelos colegiados de curso.
03 a 05 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período de ajuste de matrícula a ser realizado pelo estudante veterano (on-line).
10 Colégio de Aplicação – Início do período letivo (com alunos).
10 a 12 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período para requerer, em caráter excepcional, na Secretaria do Curso, ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de disciplinas).
13 DAE e SeTIC – Disponibilização on-line às coordenadorias de cursos / aos departamentos de ensino do resultado dos pedidos de renovação da matrícula dos veteranos realizados de 4 a 13 de dezembro de 2019.
13 a 17 DAE e Coordenadorias – Período para ajustes on-line de matrícula para veteranos (2ª etapa) e redimensionamento do número de vagas em disciplinas/turmas conforme demandas apresentadas pelas coordenadorias de cursos aos departamentos de ensino.
21 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do prazo para o cancelamento de disciplina deferido em caráter excepcional.
22 DAE e Coordenadorias – Resultado on-line dos ajustes de matrícula dos veteranos realizados no período de 14 a 18 de fevereiro de 2020.
28 Departamento de Matemática – Realização da prova de proficiência em Cálculo para alunos calouros 2020.1 dos cursos que optaram pela prova, conforme informado na portaria relativa à matrícula do Concurso Vestibular 2020 e no termo de ciência a ser assinado pelo calouro quando da confirmação de matrícula na Internet.

Dia não letivo:
25 – Carnaval

Observação: Início do período de colação de grau dos FORMANDOS do segundo semestre letivo de 2019.

 

TOTAL DE DIAS LETIVOS NO PRIMEIRO SEMESTRE – 2020.1
101 dias – Araranguá
102 dias – Florianópolis e Joinville
103 dias – Blumenau e Curitibanos

 

MARÇO

02 Pós-Graduação – INÍCIO DO ANO LETIVO PARA OS TRÊS REGIMES ACADÊMICOS (Semestral, Trimestral e Bimestral).
02 a 06 DAE – Matrícula inicial dos alunos de convênios PEC-G, realizada pelo DAE.
04 Graduação – INÍCIO DO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO SEMESTRAL.
04 DEN/PROGRAD e Departamentos de Ensino – Abertura do sistema PAAD 2020.1, para consolidação.
04 DAE e SeTIC – Disponibilização on-line às coordenadorias de cursos / aos departamentos de ensino:
– do relatório do PDIC 2019.2 (encerrado) e da projeção de mais dois semestres;
– do formulário de avaliação PEC-G;
– do relatório, por departamento, sobre inconsistências do histórico escolar devido a notas não digitadas.
04 a 06 Coordenadorias – Período para encaminhamento pelos estudantes das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula para análise das coordenações, prevendo-se as seguintes ações: matrículas e cancelamento de disciplinas, considerando motivos que impossibilitaram matrículas pelos estudantes no sistema on-line.
05 e 06 Departamentos – Alunos especiais em intercâmbio: período para a realização da matrícula junto aos departamentos de ensino, considerando as vagas previamente estabelecidas junto à SINTER.
09 a 11 Coordenadorias – Período para análise e processamento, pelas coordenadorias de curso, das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (matrículas e cancelamento de disciplinas), com liberação automática pela SeTIC da reserva de vagas do cadastro de turmas.
11 DAE – Prazo final de apresentação pelo estudante (calouro) ao DAE de justificativa de infrequência aos primeiros 5 dias letivos, condição necessária para manutenção de vaga no curso de origem.
12 Coordenadorias – Prazo final para levantamento, pelas coordenadorias, dos estudantes (calouros) infrequentes aos 5 primeiros dias letivos.
Coordenadorias – Encaminhamento obrigatório ao DAE da relação dos estudantes (calouros) infrequentes, conforme art. 36 da Resolução nº 017/CUN/97.
13 DAE e SeTIC – Disponibilização dos saldos de vagas para oferta de disciplinas isoladas e de vagas para aluno ouvinte pelos departamentos de ensino.
16 e 17 Departamentos – Período para os “Alunos Especiais” solicitarem matrícula (on-line) em disciplinas isoladas ou como alunos ouvintes.
19 Departamentos – Resultado dos pedidos de matrículas em disciplinas isoladas requeridas e retirada dos atestados junto aos departamentos de ensino.
18 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do prazo para requerer trancamento de matrícula do período letivo 2020.1 junto à Secretaria do Curso.
23 DAE e SeTIC – Lista de frequência definitiva do semestre, disponibilizada no sistema acadêmico on-line pelo DAE/SeTIC aos departamentos de ensino.
31 Coordenadorias – Data final para encaminhamento ao DEN/PROGRAD dos ajustes curriculares para entrada em vigor no segundo semestre de 2020.

Dias não letivos:
09 – Aniversário da Cidade (Campus de Joinville)
23 – Aniversário da Cidade (Campus de Florianópolis)

Total de dias letivos:
Florianópolis e Joinville – 23
Araranguá, Blumenau e Curitibanos – 24

 

ABRIL

01 DAE – Último dia para matrícula dos candidatos classificados na última chamada para ingresso no primeiro período letivo.
17 DAE e Coordenadorias – Término do prazo para o trancamento da matrícula semestral no curso junto às coordenadorias de graduação.
17 Colegiados dos Departamentos e Conselhos das Unidades – Término do prazo de consolidação do PAAD 2020.1 e registro no sistema PAAD, por ambos.
18 DEN/PROGRAD – Fechamento do sistema PAAD relativo ao semestre 2020.1.
22 Coordenadoria – Término do prazo para registro de provável formando do primeiro semestre pela coordenadoria do curso de graduação.
23 SeTIC – Data reservada à SeTIC para fechamento do semestre para fins cadastrais e dados estatísticos.
24 Pós-Graduação – Término do primeiro período letivo bimestral.
27 a 30 SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.
28 DAE – Disponibilização às coordenadorias de cursos dos cadastros de turmas (número de vagas da disciplina, percentual de retenção/reprovação do semestre anterior, horários e espaço físico) para conhecimento e alterações, se necessário, com o objetivo de organizar o segundo semestre.
29 DAE – Encaminhamento às coordenadorias de cursos de expediente informando o número de vagas disponíveis (NVD) remanescentes com vistas à manifestação sobre a ocupação destas (transferências e retornos e sua distribuição por incisos e critérios).
29/04 a
10/06
SEINF/DAE – Período para a SEINF/DAE emitir o material para confecção dos processos de colação de grau, para o SEDOC/DAE instruir os processos de colação de grau e para o SEPROT/DAE fazer as autuações e os encaminhamentos às coordenadorias de cursos.
30 Coordenadorias – Data final para encaminhamento ao DEN/PROGRAD de projetos pedagógicos reestruturados, para entrada em vigor em 2021.1, com elementos (nome, alteração do número de vagas, turno, tempo de integralização, alteração de grau e modalidade de entrada, sendo Área Básica de Ingresso – ABI ou entradas independentes para cada curso) que impactarão no Edital Vestibular 2021 e em projetos pedagógicos de novos cursos.

Dias não letivos:
03 – Aniversário da Cidade (Campus de Araranguá)
10 – Sexta-Feira Santa
11 – Dia não letivo
12 – Páscoa
20 – Dia não letivo
21 – Tiradentes

Total de dias letivos:
Araranguá – 21
Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 22

 

MAIO

04 Pós-Graduação – Início do segundo período letivo bimestral.
08 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do primeiro período letivo (2020.1).
08 a 13 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período para realização de matrícula referente ao segundo período letivo (on-line).
12 Coordenadorias – Encaminhar ao DAE expediente informando sobre as vagas remanescentes (portaria de distribuição das vagas por incisos e critérios não excludentes sobre análise dos pedidos com vistas à ocupação de todas as vagas publicadas).
12 e 13 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Lançamento das notas 2020.1 pelos departamentos de ensino.
15 DAE – Término do prazo para requerimento dos alunos da UFSC visando à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.
22 Coordenadorias – Encaminhar aos diretores de centro e aos responsáveis pela gestão do espaço físico nos centros de ensino os cadastros de turmas para análise e alocação das disciplinas/turmas.
22 Pós-Graduação – Término do primeiro período letivo trimestral.
25 DAE – Publicação de edital pelo DAE com as vagas remanescentes disponíveis para transferências e retornos com ingresso previsto para o segundo semestre de 2020.
25 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Início do segundo período letivo (2020.2).
25 a 27 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período de ajuste de matrícula (on-line).
25/05 a
05/06
Coordenadorias – Período para requerimento das transferências e retornos junto às respectivas coordenadorias de cursos, observados os termos do edital de vagas.
29 Centros/coordenadorias – Devolução pelos centros de ensino (responsável pelo espaço físico) às coordenadorias de cursos do cadastro de turmas com horários e espaços físicos devidamente alocados.
31 DAE – Término do prazo para encaminhamento pela UFSC às IFES de destino dos requerimentos dos alunos da UFSC referente à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.
31 DAE – Término do prazo para recebimento pela UFSC dos requerimentos dos alunos de outras IFES referente à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.

Dias não letivos: 
01 – Dia do Trabalhador
02 – Dia não letivo
04 – Dia da Padroeira da Cidade (Campus de Araranguá)

Total de dias letivos:
Araranguá – 23
Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 24

 

JUNHO

Pós-Graduação – Início do segundo período letivo trimestral.
1º a 03 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (Curso 233) – Período para requerer, em caráter excepcional, na Secretaria do Curso, ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de disciplinas).
10 DAE – Término do prazo para o DAE encaminhar às coordenadorias de cursos os processos de colação de grau devidamente instruídos no aguardo apenas do histórico escolar do semestre em curso.
12 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do prazo para o cancelamento de disciplina, deferido em caráter excepcional.
14 Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina – Término do Internato Médico – primeiro semestre.
15 Colegiado de Departamentos – Último dia para aprovação do PAAD 2020.2 pelo colegiado dos departamentos, registro da aprovação no sistema PAAD e encaminhamento ao respectivo conselho da unidade.
17 Coordenadorias – Prazo final para encaminhamento de expediente ao DAE com informações pertinentes às providências necessárias aos processos de composição de diplomas dos formandos do primeiro semestre.
19 Coordenadorias – Encaminhamento ao DAE para autuação dos processos e cadastramento dos alunos cujos pedidos de transferências e retornos foram deferidos, conforme edital que disponibilizou as vagas.
22 Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina – Início do Internato Médico – segundo semestre.
26 Pós-Graduação – Término do segundo período letivo bimestral.
26 Coordenadorias – Data final para encaminhamento ao DEN/PROGRAD de projetos pedagógicos reestruturados, para entrada em vigor em 2021.1, sem elementos (nome, alteração do número de vagas, turno, tempo de integralização, alteração de grau e modalidade de entrada, sendo Área Básica de Ingresso – ABI ou entradas independentes para cada curso) que impactarão no Edital Vestibular 2021.
29 Pós-Graduação – Início do recesso escolar referente ao regime acadêmico bimestral.
30 Coordenadorias – Término do prazo de digitação e consolidação, pelas coordenadorias dos cursos, dos cadastros de turmas, disciplinas e currículos, no caso de estes terem sofrido alteração ou mudança proposta ao longo do semestre.
30 Conselhos das Unidades – Último dia para aprovação do PAAD 2020.2 pelos conselhos das unidades e registro da aprovação no sistema PAAD.

Dias não letivos:
11 – Aniversário da Cidade (Campus de Curitibanos)
11 – Corpus Christi
12 e 13 – Dias não letivos

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 23

 

JULHO

DEN/PROGRAD – Fechamento do sistema PAAD 2020.2 pelo DEN/PROGRAD.
03 DAE e SeTIC – Fechamento da análise dos cadastros de turmas referentes às primeiras fases de todos os cursos de graduação.
03 Pós-Graduação – Término do primeiro período letivo semestral.
03 Coordenadorias – Data máxima para divulgação dos planos de ensino referentes ao segundo semestre letivo de 2020 aprovados pelos colegiados de curso.
04, 05 e 06 COPERVE – Período reservado ao processo seletivo Vestibular 2020.2.
06 DAE – Publicação de edital pelo DAE, com resultados encaminhados pelas coordenadorias de cursos, sobre os pedidos de transferências e retornos, com ingresso no segundo semestre.
06 DAE – Atualização pelo DAE, com vistas à matrícula, dos cadastros de alunos, de turmas e de currículos.
06 DAE e SeTIC – Disponibilização do cadastro de turmas (horários 2020.2) no sistema acadêmico on-line.
06 Pós-Graduação – Início do recesso escolar referente ao regime acadêmico semestral.
08 DAE e SeTIC – Disponibilização pelo DAE e pela SeTIC, para acesso on-line, dos seguintes documentos:
– listas de notas finais para digitação de notas pelos docentes dos departamentos de ensino;
– lista de menção “I” referente ao semestre anterior para os departamentos de ensino;
– lista de notas finais dos alunos especiais em disciplinas isoladas para os departamentos de ensino;
– atestado de matrícula e currículos dos estudantes das primeiras fases para as coordenadorias de cursos.
08 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (Curso 233) – Término do prazo para requerer trancamento de matrícula do período letivo 2020.2 junto à Secretaria do Curso.
10 a 16 Coordenadorias – 1ª Etapa de Matrículas – Período para renovação de matrícula, on-line, para os veteranos e para os ingressantes por transferências e retornos sob a orientação das coordenadorias de cursos.
Ajustes de matrículas dos CALOUROS do segundo semestre diretamente nas coordenadorias de cursos.
14 TÉRMINO DO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO SEMESTRAL DE GRADUAÇÃO.
15 INÍCIO DO RECESSO ESCOLAR.
15 Departamentos – Término do prazo para a entrega, pelos docentes aos departamentos de ensino, das notas finais e dos diários de classe referentes às avaliações dos alunos regulares e especiais, das notas finais complementares à menção “I” do semestre anterior e da frequência dos alunos ouvintes.
16 Departamentos – Divulgação das notas finais pelos departamentos de ensino.
16 e 17 Período para realização das formaturas dos cursos do CCS referentes ao primeiro semestre letivo de 2020.
17 Departamentos – Término do prazo para a digitação das notas finais referentes às avaliações dos alunos regulares do semestre e dos alunos especiais, bem como das notas finais complementares à menção “I” anterior pelos docentes e/ou departamentos de ensino.
17 Colégio Aplicação – Início do recesso escolar.
20 Pós-Graduação – Início do recesso escolar referente ao segundo período letivo trimestral.
24 DAE – Encaminhamento dos relatórios de controle do Prazo Disponível para Integralização Curricular (PDIC) de formulários de controle e avaliação PEC-G, bem como dos históricos escolares dos formandos para as coordenadorias dos cursos.
Resultado da 1ª Etapa de Matrículas, realizada no período de 10 a 16 de julho referente ao segundo semestre.
27 Coordenadorias – Data inicial para envio ao DAE dos processos de colação de grau deferidos, com vistas ao registro dos diplomas e à consequente entrega destes no ato do evento, observada a data da solenidade correspondente ao curso.
24 a 28 DAE – 2º Etapa de Matrículas – Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line).
Coordenadorias e departamentos – Redimensionamento do número de vagas em disciplinas/turmas, conforme demandas apresentadas pelas coordenadorias de cursos aos departamentos.
31 DAE e coordenadorias – Resultado dos ajustes de matrícula realizados de 24 a 28 de julho.
31 Pós-Graduação – Término do recesso escolar para os três regimes acadêmicos (Semestral, Trimestral e Bimestral).
31 TÉRMINO DO RECESSO ESCOLAR.
31 Colégio de Aplicação – Término do recesso escolar.
31 Departamento de Matemática – Realização da prova de proficiência em Cálculo, para alunos calouros 2020.2 dos cursos que optaram pela prova, conforme informado na portaria relativa à matrícula do Concurso Vestibular 2020 e no termo de ciência a ser assinado pelo calouro quando da confirmação de matrícula na Internet.

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 10

 

TOTAL DE DIAS LETIVOS NO SEGUNDO SEMESTRE – 2020.2
102 dias – Blumenau
103 dias – Araranguá, Curitibanos, Florianópolis e Joinville

 

AGOSTO

03 INÍCIO DO SEGUNDO PERÍODO LETIVO SEMESTRAL DE GRADUAÇÃO.
03 Colégio de Aplicação – Retorno do período letivo.
03 Pós-Graduação – Início do segundo período letivo semestral e do terceiro período letivo bimestral.
03 DEN/PROGRAD e Departamentos de Ensino – Abertura do sistema PAAD 2020.2, para consolidação.
03 a 07 DAE – Matrícula inicial dos estudantes convênio PEC-G, realizada pelo DAE.
03 a 05 Coordenadorias – Período para encaminhamento pelos estudantes das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula para análise das coordenações, prevendo-se as seguintes ações: matrículas e cancelamento de disciplinas considerando motivos que impossibilitaram matrículas pelos estudantes no sistema on-line.
04 DAE – Início do planejamento do Calendário Acadêmico 2021.
06 Início do período de colação de grau dos FORMANDOS do primeiro semestre letivo de 2020.
06 e 07 Coordenadorias – Período para análise e processamento, pelas Coordenadorias de Curso, das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (matrículas e cancelamento de disciplinas), com liberação automática pela SeTIC da reserva de vagas do cadastro de turmas.
Departamentos – Alunos especiais em intercâmbio – Período para matrícula junto aos departamentos de ensino, considerando as vagas previamente estabelecidas junto à SINTER.
07 DAE – Prazo final de apresentação pelo estudante (calouro), ao DAE, de justificativa de infrequência aos primeiros 5 dias letivos, condição necessária para manutenção de sua vaga no curso de origem.
10 Coordenadorias – Prazo final para levantamento, pelas coordenadorias, dos estudantes (calouros) infrequentes aos primeiros 5 dias letivos.
Coordenadorias – Encaminhamento obrigatório ao DAE da relação dos estudantes (calouros) infrequentes, conforme art. 36 da Resolução nº 017/CUN/97.
11 DAE e SeTIC – Disponibilização dos saldos de vagas para oferta de disciplinas isoladas e de vagas para aluno ouvinte pelos departamentos de ensino.
13 e 14 Departamentos – Período para os “Alunos Especiais” solicitarem matrícula (on-line) em disciplinas isoladas ou como alunos ouvintes.
17 Departamentos – Resultado dos pedidos de matrículas em disciplinas isoladas requeridas e retirada dos atestados junto aos departamentos de ensino.
21 DAE e SeTIC – Lista de frequência definitiva do semestre, disponibilizada no sistema acadêmico on-line pelo DAE/SeTIC aos departamentos de ensino.
28 Coordenadorias – Data final para encaminhamento ao DEN/PROGRAD dos ajustes curriculares para entrada em vigor no primeiro semestre de 2021.
28 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimenstral) – Término do período letivo 2020.2.
28/08 a 02/09 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimenstral) – Período para realização de matrícula referente ao terceiro período letivo (on-line).
31 DAE – Último dia para matrícula dos candidatos classificados na última chamada para ingresso no segundo período letivo.

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 25

 

SETEMBRO

1º e 02 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais – Lançamento das notas 2020.2, pelos departamentos de ensino.
04 Pós-Graduação – Término do segundo período letivo trimestral.
14 Pós-Graduação – Início do terceiro período letivo trimestral.
14 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Início do terceiro período letivo (2020.3).
14 a 16 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período de ajuste de matrícula (on-line).
16 Coordenadorias – Término do prazo para o trancamento da matrícula semestral no curso junto às coordenadorias de graduação.
16 Colegiados dos Departamentos e Conselhos das Unidades – Término do prazo de consolidação do PAD 2020.2 e registro no sistema PAAD, por ambos.
17 DEN/PROGRAD – Fechamento do sistema PAAD relativo ao semestre 2020.2.
18 SeTIC – Data reservada à SeTIC para fechamento do semestre para fins cadastrais e dados estatísticos.
21 Coordenadorias – Término do prazo para registro de provável formando do segundo semestre, pelas coordenadorias do curso de graduação.
21 a 23 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Período para requerer, em caráter excepcional, na Secretaria do Curso, ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de disciplinas).
24 DAE – Encaminhamento às coordenadorias de cursos de expediente informando o número de vagas disponíveis (NVD) remanescentes com vistas à manifestação sobre a ocupação destas (transferências e retornos e sua distribuição por incisos e critérios).
25 Coordenadorias – Disponibilização, pelo DAE, dos cadastros de turmas (número de vagas da disciplina, percentual de retenção/reprovação do semestre anterior, horários e espaço físico), para conhecimento e alterações, se necessário.
25 Pós-Graduação – Término do terceiro período letivo bimestral.
28/09 a 06/11 SEINF/DAE – Período para a SEINF/DAE emitir o material para confecção dos processos de colação de grau, para o SEDOC/DAE instruir os processos de colação de grau e para o SEPROT/DAE fazer as autuações e os encaminhamentos às coordenadorias de cursos.

Dias não letivos:
02 – Aniversário da Cidade (Campus de Blumenau)
07 – Independência do Brasil

Total de dias letivos:
Blumenau – 24
Araranguá, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 25

 

OUTUBRO

02 Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do prazo para o cancelamento de disciplina, deferido em caráter excepcional.
05 Pós-Graduação – Início do quarto período letivo bimestral.
07 Coordenadorias – Encaminhar ao DAE expediente informando sobre as vagas remanescentes (portaria de distribuição das vagas por incisos e critérios não excludentes sobre análise dos pedidos com vistas à ocupação de todas as vagas publicadas).
15 DAE – Término do prazo para requerimento dos alunos da UFSC visando à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.
16 Coordenadorias – Encaminhar aos diretores de centro e aos responsáveis pela gestão do espaço físico nos centros de ensino os cadastros de turmas para análise e alocação das disciplinas/turmas.
19 DAE – Publicação de edital pelo DAE com as vagas remanescentes disponíveis para transferências e retornos com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2021.
19 a 30 Coordenadorias – Período para requerimento nas coordenadorias de cursos da concessão de vagas para transferências e retornos, observados os termos do edital de vagas.
23 Centros e coordenadorias – Devolução pelos centros de ensino (responsável pelo espaço físico) às coordenadorias de cursos do cadastro de turmas com horários e espaço físico devidamente alocado.
29 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (233 – trimestral) – Término do prazo para requerer trancamento do período letivo 2020.3 junto à Secretaria do Curso.
31 DAE – Término do prazo para encaminhamento pela UFSC às IFES de destino dos requerimentos dos alunos da UFSC referente à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.
31 DAE – Término do prazo para recebimento pela UFSC dos requerimentos dos alunos de outras IFES referente à participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil para o semestre letivo subsequente.

Dias não letivos:
12 – Nossa Senhora Aparecida
28 – Dia do Servidor Público (Lei nº 8.112 – art. 236)

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 25

 

NOVEMBRO

06 DAE – Término do prazo para o DAE encaminhar às coordenadorias de cursos os processos de colação de grau devidamente instruídos, no aguardo apenas do histórico escolar do semestre em curso.
11 Coordenadorias – Prazo final para encaminhamento de expediente ao DAE, com informações pertinentes às providências necessárias aos processos de composição de diplomas dos formandos do segundo semestre.
13 Coordenadorias – Encaminhamento ao DAE das informações necessárias para autuação dos processos e cadastramento dos alunos cujos pedidos de transferências e retornos foram deferidos, conforme edital que disponibilizou as vagas.
20 Coordenadorias – Término do prazo para digitação e para conferência pelas coordenadorias de cursos do cadastro de turmas, disciplinas e currículos, no caso de estes terem sofrido alteração ou mudanças propostas ao longo do semestre.
27 DAE – Atualização pelo DAE, com vistas à matrícula, dos cadastros de alunos, turmas e currículos.
27 Pós-Graduação – Término do quarto período letivo bimestral.
30 DAE e SeTIC – Disponibilização do cadastro de turmas (horários 2021.1) no sistema acadêmico on-line.
30 Colegiados dos Departamentos – Último dia para aprovação do PAAD 2021.1 pelos colegiados dos departamentos, registro da aprovação no sistema PAAD e encaminhamento ao respectivo conselho da unidade.

Dias não letivos:
02 – Finados
15 – Proclamação da República

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 24

 

DEZEMBRO

02 Publicação de edital pelo DAE, com resultados encaminhados pelas coordenadorias de cursos, sobre os pedidos de transferências e retornos, com ingresso em 2021.1.
02 DAE e departamentos – Disponibilização pelo DAE/pela SeTIC, para acesso on-line, dos seguintes documentos:
– listas de notas finais para digitação de notas pelos docentes dos departamentos de ensino;
– lista de menção “I” referente ao semestre anterior para os departamentos de ensino;
– lista de notas finais dos alunos especiais em disciplinas isoladas para os departamentos de ensino.
03 a 11 Coordenadorias – Período para renovação de matrícula on-line pelos veteranos e ingressantes por transferências e retornos sob a orientação das coordenadorias de cursos.
04 Pós-Graduação – Término do segundo período letivo semestral e do terceiro período trimestral
04 TÉRMINO DO SEGUNDO PERÍODO LETIVO SEMESTRAL DE GRADUAÇÃO.
05 INÍCIO DO RECESSO ESCOLAR.
05 Conselhos das Unidades – Último dia para aprovação do PAAD 2021.1 pelos conselhos das unidades e registro da aprovação no sistema PAAD.
06 DEN/PROGRAD – Fechamento do sistema PAAD 2021.1 pelo DEN/PROGRAD.
05, 06 e 07 COPERVE – Período reservado ao processo seletivo Vestibular 2021.
08 Departamentos – Término do prazo para entrega, pelos docentes aos departamentos de ensino, das notas finais e dos diários de classe referentes às avaliações dos alunos regulares e especiais, das notas finais complementares à menção “I” do semestre anterior e da frequência dos alunos ouvintes.
09 Departamentos – Divulgação das notas finais pelos departamentos de ensino.
10, 11 e
12
Período para realização das formaturas dos Cursos do CCS referentes ao segundo semestre letivo de 2020.
11 Departamentos – Término do prazo para a digitação on-line, pelos docentes e/ou departamentos de ensino, das notas finais referentes à avaliação dos alunos regulares do semestre, dos alunos especiais e das notas finais complementares à menção “I” anterior.
13 Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina – Término do Internato Médico – segundo semestre.
18 Colégio de Aplicação – Término do período letivo.
18 DAE e SeTIC – Disponibilização do Histórico Escolar – segundo semestre.
19 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (Curso 233) – Término do período letivo 2020.3.
19 a 24 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (Curso 233) – Período para realização de matrícula referente ao período letivo 2021.1, on-line.
23 e 24 Coordenadoria do Curso de Engenharia de Materiais (Curso 233) – Lançamento das notas 2020.3 pelos departamentos de ensino.

Feriados e feriados facultativos:
08 – Dia da Padroeira da Cidade (Campus de Curitibanos)
24 – Véspera de Natal
25 – Natal
31 – Véspera de Ano Novo

Total de dias letivos:
Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville – 04

(Agência de Comunicação da UFSC - Agecom)

Tags: calendáriocalendário acadêmico