UFSC Blumenau sediará o 1º Torneio Meninas na Matemática

15/10/2019 14:07

Atualizada em 16/10/2019

O Campus Blumenau da UFSC sedia nesta quinta-feira, 17 de outubro, a primeira edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²), uma competição que tem como objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas com foco na Matemática. Além disso, o torneio ainda servirá como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO).

De acordo com o regulamento, a seleção das alunas foi realizada com base no bom desempenho das estudantes na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na seleção feita diretamente pelos coordenadores regionais do torneio. As alunas selecionadas foram convidadas a participar do TM².

A prova da fase única do torneio será realizada nesta quinta-feira, 17, às 14h, na sala A208, na Sede Acadêmica da UFSC Blumenau. “As quatro alunas convidadas terão 4 horas e 30 minutos para resolver cinco questões discursivas”, esclarece a professora Louise Reips, docente da UFSC Blumenau e coordenadora regional da competição. As estudantes convidadas para fazer a prova em Blumenau são: Heloisa Boing Barni, Luiza Helena Krueger, Nicole Cristine Schwaemmle e Tatiana Pasol. A aluna Adriana Kaminsky Riffel também é da região de Blumenau, mas fará a prova em Florianópolis. Todas foram selecionadas por se destacarem em competições olímpicas de matemática.

O torneio é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovido com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A publicação das notas individuais e a da lista das alunas premiadas serão feitas no mês de dezembro. Para mais informações, acesse o site tm2.org.br.

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da professora Louise Reips)

Tags: competiçãoMeninas na Matemáticaolimpíadatorneio