Projeto de extensão promove Oficina de Introdução à Palhaçaria

14/10/2019 15:40

Nos dias 20 e 21 de outubro, será realizada no Auditório da UFSC Blumenau a oficina “Introdução à palhaçaria: poética para palhaçxs”, com a Cia Lunáticas, de Florianópolis. A atividade é gratuita e aberta à comunidade em geral.

A ação faz parte do projeto de extensão "Direitos humanos e diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante”, coordenado pela professora Renata Orlandi. “Esta oficina visa favorecer contatos com a arte sensíveis às idiossincrasias que nos (des)humanizam, atentando ao que estas guardam de relação com o conceito de alteridade e a afirmação dos direitos humanos. A(O) palhaça(o) é quem desnuda privilégios e assimetrias nas relações de poder. A palhaçaria é uma ferramenta para subverter a cotidianidade”, explica Renata.

A oficina será realizada no dia 20 das 14h às 16h e no dia 21 das 18h30 às 22h. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos. Os interessados devem fazer inscrição prévia para emissão de certificado. Para se inscrever, clique aqui.

Outras atividades

Além da oficina de introdução à palhaçaria, outras atividades vinculadas ao projeto de extensão da professora Renata serão realizadas na próxima semana, conforme abaixo:

20/10 - 10h - Espetáculo "Biruta, Nua e Crua" (em parceria com o SESC)
Local: Brique do Sesc - Rua Namy Deeke

22/10 - 18:30h - Espetáculo Manícômicas
Local: UFSC Blumenau - Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Rhaisa Muniz (Palhaça Lynda Collapso)
É palhaça, diretora e produtora cultural. É formada em Teatro pela UDESC, com intercâmbio cultural na Universidade de Évora – Portugal. Atualmente pesquisa a linguagem da palhaça, dramaturgia e gestão cultural. Trabalha em rede na Cia. Lunáticas, Cia. Avoar, Trio Arroz de Festa e (A) Gentes do Riso.

Calini Detoni (Palhaça Biruta)
Formou-se na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, contemplada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo para residência. Participou, como palhaça do Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina (SC), Mostra Sua Graça Palhaça (RS), Festival de Circo de Pelotas (RS), XIX Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo (RJ), XIV Anjos do Picadeiro (RJ), Festival de Circo do Bixiga (SP), EuRiso - Festival Internacional de Palhaços (SP).

Márcia Gonzaga (Palhaça Cachaça)
É Mestre em Teatro pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) com a dissertação A Mulher Bufa: o gênero como desvio. Graduada em Licenciatura em Arte-Teatro pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Formou-se em Atuação na SP Escola de Teatro, com formadoras que estudaram Ecole Internationale de Thèâtre Jacques Lecoq.

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: Extensãooficinapalhaçaria