Fórum reúne profissionais e professores que ensinam Matemática no Campus Blumenau

25/09/2019 17:55

Entre os dias 19 e 20 de setembro, o Campus Blumenau da UFSC recebeu cerca de 95 participantes, entre palestrantes e ouvintes, para o I Fórum Catarinense das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) teve como objetivo avaliar e debater, na comunidade acadêmica, as políticas de implementação dos Cursos de Licenciatura que formam professores que ensinam matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, formação continuada e os diálogos com as Propostas Curriculares Municipais, Estaduais e Nacionais.

A solenidade de abertura contou, na mesa de autoridades, com a presença do diretor do Campus Blumenau da UFSC, João Luiz Martins; da reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes; da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Fátima Peres Zafgo de Oliveira; da presidente da Diretoria Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SC), Araceli Gonçalves; e do coordenador-geral do evento e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau, André Vanderlinde da Silva. A palestra de abertura foi proferida por Regina Célia Grando, pesquisadora da UFSC do Centro de Ciências da Educação (CED), com o tema Perspectivas para a formação de Professores que ensinam Matemática.

Além da apresentação de trabalhos, o fórum configurou-se como um espaço de construção coletiva. Os participantes tiveram a oportunidade de integrar, pelo menos, um dos cinco Grupos de Discussão propostos e também compartilharam pontos de vista e encaminhamentos dos GDs, acerca dos processos de formação dos professores de Matemática, na assembleia de encerramento. "Avalio que nossos objetivos foram alcançados neste evento. Tivemos uma grande adesão, com representantes de todas as regiões de Santa Catarina, palestrantes de onze instituições diferentes e ouvintes de mais de vinte instituições de todo o estado. Há perspectiva de uma segunda edição daqui três anos. Coloca-se isso como meta das diretorias da SBEM, de  pelo menos realizar um Fórum a cada gestão e um Encontro Catarinense de Educação Matemática - que aliás, já está agendado para os dias 15, 16 e 17 de outubro de 2020, na cidade de Rio do Sul", declara o coordenador do evento, André Vanderlinde da Silva. Da assembleia geral foi produzida ainda uma ata, que será apresentada no Fórum Nacional das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática.

Fotos:

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações SBEM-SC)

Tags: blumenaueducaçãoensinolicenciaturapedagogiaprofessor