Inscrições prorrogadas até 9 de outubro para Vestibular UFSC 2018

05/10/2017 18:01

As inscrições para o Vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram prorrogadas até o dia 9 de outubro de 2017, somente via internet. O Edital, com todas as informações, está disponível no site vestibular2018.ufsc.br. As inscrições custam R$ 125. Faça aqui sua inscrição!

A UFSC possui 101 opções de cursos de graduação, 4.551 vagas, cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville -, mais de 300 acordos e 15 programas internacionais, convênios com 43 países nos cinco continentes. Aqui, há um mundo de possibilidades, à sua espera.

O cartaz da campanha vem com uma inovação: o acesso a recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.

As provas serão realizadas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017 nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por Florianópolis serão alocados nos municípios da Grande Florianópolis – Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Entre as novidades deste ano estão a reserva de vagas para pessoas com deficiência (22% do total das vagas reservadas para escola pública), a Prova de Ciências Humanas e Sociais (composta por questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e  a adoção de pesos e pontos de corte (notas mínimas para aprovação) das disciplinas diferenciados  por curso.

Confira:

Edital completo

Quadro Geral de Cursos e Vagas

Tabela de pesos e pontos de corte

Distribuição das vagas por semestre de ingresso

 

Ações Afirmativas

 

Teste de Habilidade Específica para Artes Cênicas

A exigência do Teste para verificação de Habilidade Específica (THE) aos candidatos ao curso de Artes Cênicas entra no segundo ano do Vestibular.

O Teste será composto por três etapas: Monólogo, Arguição Oral e Improvisação Teatral Coletiva. Na primeira etapa, o candidato apresentará uma cena individual de um trecho de texto teatral. Na Arguição Oral, serão feitos questionamentos sobre o Monólogo escolhido. Na última etapa, o candidato participará de exercícios propostos pela comissão examinadora.

O THE será realizado no Campus João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, em Florianópolis, no período de 23 a 28 de outubro de 2017. O período poderá ser ajustado diante do número de inscritos. Os candidatos aprovados poderão concorrer às vagas para o Curso de Artes Cênicas. A nota do THE será utilizada para compor a nota final no vestibular. Os reprovados concorrerão às vagas para o curso de sua segunda opção.

 

Alterações nas provas

As provas de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: História (sete questões), Geografia (sete questões), Filosofia (duas questões), Sociologia (duas questões) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas.

As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio (conforme Lei nᵒ 11684, de 2/6/2008, e mantidas pela recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem inalteradas.

 

Alterações nos pesos e notas mínimas

As alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte) afetam 57 cursos – 44 se mantiveram nos moldes antigos. As mudanças têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

 

Locais de provas

O portão de acesso ao local das provas será aberto às 13h e fechado às 13h45min, em todos os dias do vestibular.

O candidato terá acesso ao local mediante apresentação do original do Documento de Identidade, legalmente válido, informado no Requerimento de Inscrição, e da confirmação de Inscrição Definitiva.

O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento do portão de acesso não poderá realizá-la, independentemente dos motivos alegados.

As provas iniciarão, impreterivelmente, às 14h e terão duração de quatro horas.

Durante a realização das provas, não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, fone de ouvido, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player, ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.

 

Obras e autores para o Vestibular

Autor Obra Editora
Carlos Henrique Schroeder As Fantasias Eletivas Record
Conceição Evaristo Olhos D’Água Pallas
Francisco de Assis Barbosa
(seleção)
Manuel Bandeira
(col. Melhores Poemas)
Global
José de Alencar Lucíola www.literaturabrasileira.ufsc.br
Luis Fernando Verissimo Comédias para se Ler na Escola Objetiva
Maria Valéria Rezende Quarenta Dias Alfaguara
Nelson Rodrigues Valsa n° 6 Nova Fronteira
Salim Miguel Nós Editora UFSC – Ebook – Acesso aberto

  

Agenda do Vestibular 

Data Evento
Inscrição de 5 de setembro até as 23h59min do dia 4 de outubro de 2017 Período de inscrição, somente via internet.
de 5 de setembro até 5 de outubro de 2017 Período para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 125, para todos os cursos, usando o Boleto Bancário gerado no processo de inscrição.
Esse pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
a partir de 10 de outubro de 2017 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Preliminar, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados.
até 16 de outubro de 2017 Data limite para os candidatos que detectaram alguma informação incorreta nos dados constantes da Confirmação Prévia de Inscrição corrigi-la diretamente no sistema no link “Correção de Dados da Inscrição”.
A partir de 22 de novembro de 2017 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Definitiva, contendo a indicação do local de realização das provas do candidato.
Data Evento
Isenção de 5 a 25 de setembro de 2017 Período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular UFSC/2018, somente via internet.
até dia 28 de setembro de 2017 Divulgação do resultado das solicitações de isenção.
até dia 29 de setembro de 2017 Caso haja discordância referente ao motivo do indeferimento, o candidato deverá entrar em contato com a Coperve/UFSC até as 18 horas do dia 29 de setembro de 2017 por meio do telefone (48) 3721-9200 para, se for o caso, reverter o indeferimento. Após essa data, o indeferimento será definitivo.
5 de outubro de 2017 Data limite para o candidato não beneficiado com a isenção efetuar o pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto bancário, em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
Data Evento
Provasdas 14h às 18h (acesso das 13h até as 13h45min) 1ª prova
9 de dezembro de 2017
· Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);· Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);

· Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

· Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

2ª Prova
10 de dezembro de 2017
· Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas);· Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

· Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

3ª Prova
11 de dezembro de 2017
· Redação;· 4 Questões Discursivas.

Mais informações em vestibular2018.ufsc.br

3721-9200 / 3721-9951 / 3721-9953

E-mail: 

Tags: ingressoVestibular