Encontros do Clube do Livro da UFSC Blumenau iniciam na próxima segunda, dia 29

26/05/2023 14:22

Na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, será realizado o primeiro encontro do Clube do Livro “Era uma vez… Inovei para sempre!”, projeto que visa fomentar a cultura com a apresentação de livros de Empreendedorismo e Gestão da Inovação. O evento acontece a partir das 15h30, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira.

O projeto, que foi aprovado pelo Bolsa Cultura 2023 da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), é coordenado pela professora Ana Julia Dal Forno e tem como bolsista o aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação Samuel Schramm Meurer. Ana Julia conta que a ideia de realizar o projeto surgiu devido à necessidade de reforçar nas Engenharias as práticas de escrita, leitura e comunicação. “Essas soft skills têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado. Mesmo com a transformação digital, ainda é preciso exercitar a análise crítica, e a leitura ajuda a formar massa crítica para a tomada de decisões”, conta.

Segundo a professora, o objetivo do projeto é incentivar a discussão de temas de Empreendedorismo e Gestão da Inovação por meio da leitura e discussão de casos de sucesso. “O projeto vai complementar a formação dos engenheiros através do desenvolvimento de competências soft skills, como por exemplo, criatividade e resolução de problemas; inovação e pensamento crítico; flexibilidade e adaptabilidade; comunicação efetiva; capacidade de concentração; força de vontade e esforço; e inteligência emocional”, explica.

O projeto terá encontros mensais. Até o momento, os três primeiros já têm data marcada, que são:

29 de maio (segunda-feira) - 15h30
Livro: Os segredos da Disney para encantar e fidelizar os clientes, de Dan Cockerell
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

20 de junho (terça-feira) - 13h30
Livro: A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike, de Philip H. Knight
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

8 de agosto (terça-feira) - 13h30
Livro: A História da Airbnb, de Leigh Gallagher
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

Para participar, não é obrigatório já ter lido o livro tema do encontro, e nem é necessário realizar inscrição prévia. Basta comparecer ao auditório e assinar a lista de presença para depois receber o certificado de participação, que poderá ser validado como atividade complementar.

Por tratar-se um projeto novo, a coordenação aceita sugestões de dias e horários mais viáveis e também de livros a serem discutidos nos próximos encontros. Sugestões podem ser enviadas para o e-mail da coordenadora do projeto ().

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Bolsa Culturaclube do livroempreendedorismoinovaçãoSECARTE