Engenharia Têxtil lança livro de autoria de professores e alunos do curso

03/06/2022 09:45

Alunos e professores do curso de Engenhara Têxtil da UFSC Blumenau acabaram de lançar o livro Engenharia têxtil: uma abordagem simplificada, que traz diversos conceitos atuais do segmento têxtil reunidos em uma única obra. A publicação foi lançada pela Editora da UFSC na semana passada e está disponível nas versões impressa e digital.

A professora Catia Rosana Lange de Aguiar, responsável pela organização da obra, conta que a ideia de lançar um livro surgiu ainda em 2018, quando um grupo de alunos da primeira turma de Engenharia Têxtil, que ingressou no curso em 2014.1, a convidou para ser a organizadora da publicação. “Como a área têxtil é carente de livros no Brasil, principalmente atualizados, os estudantes tinham como objetivo deixar um legado que pudesse servir de referência para novos alunos do curso de Engenharia Têxtil da UFSC e de outras instituições, bem como para pessoas que tenham interesse pela área”, conta.

O livro é dividido em nove capítulos: Fibras, Fiação, Malharia, Tecelagem, Beneficiamento, Confecção, Águas Industriais e Efluentes e Inovações e Funcionalidades Têxteis. De forma simples e objetiva, apresenta informações sobre matérias-primas, produtos e processos, sendo uma fonte de consulta para profissionais, estudantes e interessados pelo assunto. O leitor poderá utilizar o livro para a aquisição de novos conhecimentos ou para esclarecer dúvidas relacionadas a diferentes processos têxteis.

A professora Catia conta que há poucas publicações específicas do segmento têxtil no Brasil e que a maioria é antiga ou com foco maior na Moda. “O livro que publicamos traz toda a cadeia têxtil, em uma linguagem técnica, acessível e atual. Apesar de muito completo, é ofertado por um valor acessível e pode ser empregado tanto em disciplinas de cursos de Engenharia Têxtil, bem como em outros cursos da área. Além de emprego acadêmico, o livro também pode compor bibliotecas de empresas com o objetivo de consulta técnica”, explica.

Catia ainda ressalta a importância desse tipo de publicação. “A escrita de um livro dessa dimensão é um feito de grande relevância, considerando a necessidade de literatura específica na área têxtil. Embora seja um segmento histórico e de grande relevância no Brasil, ainda há pouca publicação científica. Esse projeto veio para preencher uma parte desta lacuna”, finaliza a organizadora.

Além da professora Catia, participaram da elaboração do livro os docentes Alexandre José Sousa Ferreira, Ana Júlia Dal Forno, Ana Paula Serafini Immich Boemo, Andrea Cristiane Krause Bierhalz, Cintia Marangoni, Maria Elisa Philippsen Missner, Fernanda Steffens, Fernando Ribeiro Oliveira (in memorian), Francisco Claudivan da Silva, Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, José Alexandre Borges Valle, Miguel Angelo Granato e Rita de Cássia Siqueira Curto Valle, além dos alunos, agora já egressos, Michele Schmidt, Victor Fischer Missfeld, Eduardo Felipe Fiamoncini, Heloisa Gauche, Mariana Marques, Victor Hugo Mondini Correa, Gabriela Maestri e Victor Kreutzfeld.

O livro impresso está a venda na Livraria Virtual da Editora da UFSC e o e-book na plataforma da FGV Editora. Os autores doarão alguns exemplares para a Biblioteca Setorial da UFSC Blumenau, que em breve estarão disponíveis para empréstimo.

Tags: Editora da UFSCEngenharia Têxtillançamentolivro