UFSC Blumenau promove evento de recepção dos calouros de 9 a 11 de junho

08/06/2021 09:59

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) do Campus Blumenau da UFSC, em conjunto com as coordenações de curso e as entidades estudantis, promovem, de 9 a 11 de junho, a recepção dos calouros do semestre 2021.1. O evento será realizado de forma totalmente on-line, pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube, e não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

A programação do evento inclui um vídeo de apresentação dos setores e dos cursos da UFSC Blumenau, atividades interativas e uma roda de conversa de orientação pedagógica, além de apresentações culturais.

Para a coordenadora do Piape da UFSC Blumenau, Gabriela Boemer Amaral Moretto, é fundamental que os calouros se sintam acolhidos e integrados ao ambiente acadêmico, principalmente neste momento de atividades remotas, onde os alunos não terão nenhum contato presencial com a UFSC no momento. “O acolhimento estudantil é parte intrínseca no processo de afiliação universitária do acadêmico e, é a partir daí que ele apropria-se do estatuto social de ser um estudante universitário. Todo esse processo de tornar-se e sentir-se membro inicia aí, com o acolher, apoiar e orientar pedagogicamente o jovem nessa passagem de aluno do ensino básico para acadêmico. Especialmente nesse contexto de pandemia, que torna esse processo ainda mais frágil, pois agora é mediado pelas tecnologias e prejudica a criação de vínculos”, avalia Gabriela.

Confira abaixo a programação completa do evento:

9 de junho - 18h30
Matemática: "A chave do seu segredo"
Com Edilberto Cordeiro dos Santos Jr (doutorando em Engenharia de Alimentos - UFSC)

10 de junho - 18h30
Química: "A química no cotidiano: curiosidades"
Com Luana Veiga da Silva (mestranda em Nanociência, Processos e Materiais Avançados - UFSC Blumenau)

11 de junho - 18h30
Roda de conversa: "Desafios do ensino não presencial: estratégias de estudo e bem-estar"
Com Kamilla da Costa e Marilucia Ramos Anselmo

Como as atividades serão todas transmitidas pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube, o evento pode ser acompanhado por estudantes de todos os campi da UFSC.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: acolhimentocalouroseventorecepção