UFSC aceitará matrícula condicional de estudantes aprovados em processos seletivos de 2021

06/05/2021 07:58

Estudantes aprovados em processos seletivos para ingresso em cursos de graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2021 poderão realizar a matrícula condicional. A possibilidade é assegurada a todos os candidatos classificados que tenham previsão de concluir o Ensino Médio antes da data de início do semestre letivo para o qual foram aprovados. A matrícula poderá ser feita por meio da apresentação de atestado ou declaração da instituição de ensino com a data provável de conclusão do ensino médio.

A matrícula condicional poderá ser feita por estudantes classificados em todos os processos seletivos da UFSC em 2021: do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já iniciou a Etapa Documental de matrículas para os convocados em chamada regular e na segunda chamada; para o Processo Seletivo UFSC/2021, que está em fase final e cujos resultados serão divulgados no dia 14 de maio e para o Vestibular presencial que a UFSC planeja realizar em setembro (para ingresso às vagas do segundo semestre letivo), se as condições sanitárias à época permitirem.

Conforme Portaria Normativa emitida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as Coordenadorias dos cursos estão autorizadas a aceitar os atestados e declarações com data provável de conclusão do ensino médio em vez do certificado de conclusão exigido habitualmente. A data provável de conclusão do ensino médio deverá ser até 13 de junho de 2021 para os candidatos aprovados para o primeiro semestre letivo e até 24 de outubro para os estudantes aprovados para iniciar no segundo semestre letivo de 2021.

Conforme o Calendário Acadêmico da Graduação de 2021, o primeiro semestre letivo da graduação na UFSC começa em 14 de junho e o segundo semestre inicia em 25 de outubro. Se até estas datas os candidatos não apresentarem os documentos de conclusão do Ensino Médio, as Coordenadorias comunicarão ao Departamento de Administração Escolar (DAE) para cancelamento da matrícula condicional.

O professor Daniel Vasconcelos, pró-reitor de Graduação, explica que a Universidade recebeu pedidos de institutos federais e escolas públicas para que seus alunos pudessem realizar uma matrícula condicionada à apresentação posterior de documentos, uma vez que seus calendários escolares também foram alterados em razão da pandemia de Covid-19. A decisão da gestão foi de aceitar as declarações de provável formatura até um dia antes do início dos semestres letivos na UFSC. “Dessa forma, a Universidade cumpre todas as normativas e ao mesmo tempo possibilita que a comunidade de estudantes que foi afetada pela pandemia tenha também um espaço de liberdade para efetuar a sua matrícula na UFSC”, disse o pró-reitor.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: calourosmatrículaprocesso seletivo