Divulgadas orientações sobre próximo semestre de ensino remoto

14/12/2020 16:11

Atualizada em 16/12/2020 às 9h40

Com a aprovação do Calendário Acadêmico 2020.2, em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 1º/12, a UFSC Blumenau divulga orientações aos alunos sobre o início do próximo semestre, que também será de atividades remotas na UFSC. Abaixo seguem as principais informações para a graduação e pós-graduação, bem como dos setores que prestam atendimento direto ao aluno.

Graduação - Datas importantes
• 1ª etapa de matrículas online: 17 a 22 de dezembro (no CAGR)
> Resultado da 1ª etapa: 7 de janeiro
• 2ª etapa de matrículas online (ajuste): 8 a 13 de janeiro (no CAGR)
> Resultado da 2ª etapa: 20 de janeiro
• 3ª etapa de matrículas online: 25 e 26 de janeiro (no CAGR)
> Resultado da 3ª etapa: 29 de janeiro
• Início do semestre letivo: 1º de fevereiro
• Início do período de trancamento de matrícula no semestre: 1º de fevereiro
• Ajuste de matrícula excepcional: 1º a 3 de fevereiro

No Guia do Estudante da UFSC Blumenau você, veterano, encontra um tutorial de como realizar sua matrícula no CAGR. Para acessar, clique aqui.

Orientações aos calouros 2020.2
Os calouros de 2020.2 serão automaticamente matriculados em todas as disciplinas de primeira fase disponíveis neste momento de atividades não presenciais. Caso queiram cancelar alguma matéria, poderão solicitar pelo sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau de 17 a 22 de dezembro. Caso haja necessidade, há ainda a opção de cancelar todas as disciplinas e solicitar a inclusão do código ZZD2020, para manter o vínculo com a UFSC.

Para que você possa fazer a melhor escolha, procure a orientação do coordenador do seu curso. As disciplinas de primeira fase são bem concorridas e ficam reservadas para os calouros, abrindo só na última fase de ajuste as vagas remanescentes para os veteranos. Portanto, é importante que você faça o máximo de disciplinas de primeira fase que estiverem disponíveis, evitando pedir o cancelamento de alguma delas.

As principais explicações sobre o sistema podem ser verificadas neste link.

Pós-Graduação

Os programas de pós-graduação possuem calendários específicos. A Secretaria de Pós-graduação e Coordenações orientam os alunos para que acompanhem periodicamente o site do seu programa para atualizações. Para ver as informações, clique no nome do curso abaixo:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil

O Edital de Seleção 2021 para o PGETEX será lançado no dia 18 de dezembro.
Acesse o Calendário Acadêmico
Acesse o site do programa

 

Programa de Pós-Graduação em Matemática

O ingresso para o semestre 2020.2 está com inscrições abertas até 18 de dezembro.
Acesse o Calendário Acadêmico
Acesse o site do programa

 

Mestrado Profissional em Ensino de Física

Início das aulas: 1º de fevereiro
Matrícula: de 25 à 29 de janeiro
Acesse o Calendário Acadêmico
Acesse o site do programa

 

Mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados

O semestre 2020.2 já está em andamento.
Acesse o Calendário Acadêmico
Acesse o site do programa

 

Matrícula para aluno regular

As matrículas de alunos regulares são realizadas online, através do Sistema CAPG. A solicitação de matrícula é feita através do seu IDUFSC.
Para solicitar sua matrícula
1) Entrar em https://capg.sistemas.ufsc.br/
2) Digitar login e senha
3) Clicar no Menu PEDIDO DE MATRÍCULA
4) Selecionar as disciplinas que irá cursar no trimestre
5) Clicar no botão EFETUAR PEDIDO para finalizar sua solicitação
6) Gerar o pedido de matrícula em PDF e solicitar a assinatura do orientador
7) Encaminhar o documento do pedido de matrícula para o e-mail do programa

 

Disciplina isolada

As matrículas para ingressantes ocorrem de acordo com os processos seletivos e as matrículas em disciplina isolada, conforme disponibilidade de vaga nas disciplinas. Acompanhe o site do programa de interesse.

 

Outros setores
Confira abaixo informações sobre outros setores da UFSC que estão prestando atendimento remoto continuamente aos alunos (clique no nome do setor para ver as informações):

Núcleo Pedagógico - Nupe

A secretaria do Nupe segue com os atendimentos e agendamentos de orientações pedagógicas e psicológicas educacionais por e-mail () ou pelo Whatsapp (48) 3721-3342. O Nupe orienta a comunidade acadêmica a acompanhar frequentemente a página do Nupe para que possam participar dos eventos e atividades divulgadas e desenvolvidas pelo núcleo no início e durante o semestre 2020.2.

O Nupe continuará o acompanhamento, em parceria com a Secretaria Acadêmica e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), das solicitações de trancamento e cancelamento de curso, por meio do preenchimento de formulário específico, e da realização de uma entrevista (opcional), oportunizando um espaço para dialogar e oferecer orientações aos estudantes.
O Nupe seguirá disponível para orientações e esclarecimentos quanto às inscrições, cronogramas e atividades desenvolvidas pelo:
• Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape)
• Programa de Formação Continuada (Profor)
• Curso Extracurricular de Idiomas (Cursos Extra)

O Nupe também disponibiliza um e-book de orientação psicopedagógica, elaborado por sua equipe técnica, intitulado “Estratégias e Planejamento do Estudo Não Presencial”.

 

Núcleo de Assistência Estudantil - NAE

O acolhimento está sendo realizado de forma virtual. Esses atendimentos poderão ser por videoconferência e agendados por e-mail () ou pelo Whatsapp (48) 3721-3359.

Os programas assistenciais terão continuidade nos meses de janeiro de 2021, à exceção do Auxílio Creche. Para tanto, permanece contínuo o envio de comprovação para o Auxílio Internet e Auxílio-Moradia, deste último para os/as estudantes com contratos de aluguel por vencer em dezembro, janeiro ou fevereiro.

O tempo de permanência com os computadores (Programa Emergencial de Empréstimo de Equipamentos de Informática) fica prorrogado, no máximo, até 22/05/2021. Devendo ser devolvido no mesmo local que foi retirado.

No início do semestre, em fevereiro, novos editais de assistência estudantil serão lançados. Os alunos devem sempre acompanhar as notícias nos canais oficiais da UFSC.

 

Biblioteca Setorial da UFSC Blumenau

O empréstimo de obras do acervo para estudantes segue suspenso. As devoluções estão acontecendo somente em casos emergenciais (trancamento de curso, formatura, aposentadorias ou outra situação que demande o desligamento da pessoa da UFSC) para emissão da Certidão Negativa de Débitos. Estas devoluções acontecem por meio de agendamentos prévios, que podem ser feitos pelo link: http://www.agendamento.bu.ufsc.br.

A BU/UFSC disponibiliza uma série de recursos informacionais à comunidade, que podem ser acessados nos seguintes links:

Acesso a livros eletrônicos assinados pela BU e de acesso livre

Compilação de cursos online gratuitos para formação geral

Orientações sobre serviços oferecidos durante a suspensão das atividades presenciais

Demais orientações serão amplamente comunicadas através do Portal BU e pelos canais oficiais da BU nas redes sociais. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ou pelo Whatsapp (48) 3721-3391

 

Orientações para o ensino não presencial
Desde o início do ensino remoto na UFSC, diversos setores produziram materiais de apoio para orientar os alunos. Para ter acesso aos materiais, clique aqui.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

 

Tags: calendário acadêmicoensino remotoorientação